Processo seletivo discente para diversos cursos no IFRJ

O IFRJ divulga o Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo Discente visando ao preenchimento de vagas do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores para o Campus Arraial do Cabo, Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais para o Campus Engenheiro Paulo de Frontin, Bacharelado em Produção de Cultural para o Campus Nilópolis, Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação para o Campus Pinheiral, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental para o Campus Rio de Janeiro, Licenciatura em Física e Matemática para o Campus Volta Redonda, oferecidos pelo Instituto para o 2° semestre do ano letivo de 2023, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições do ENEM 2018, 2019, 2020 ou 2021 ou 2022.

A seleção será efetuada, exclusivamente, com base no aproveitamento dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nas edições de 2018, 2019, 2020 ou 2021 ou 2022.

Poderá concorrer a uma das vagas do IFRJ, ofertadas neste processo seletivo, o candidato que atenda aos seguintes critérios:

a) tenha se submetido ao ENEM nas edições de 2018, 2019, 2020 ou 2021 ou 2022;

b) tenha obtido, no mínimo, 400 pontos na média ponderada das notas obtidas nas provas do ENEM, sendo elas: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e a nota obtida na Redação, conforme definido no subitem 6.2;

c) tenha obtido nota diferente de zero em todas as provas do ENEM;

d) realizar a inscrição neste processo seletivo, conforme opções de vagas, descritas no item 4, deste Edital.

Caso o candidato(a) tenha se submetido ao ENEM nas edições 2018, 2019, 2020 ou 2021 ou 2022, ele deverá optar por uma das edições para concorrer às vagas especificadas neste Edital.

As vagas são para os campi: Arraial do Cabo, Paulo de Frontin, Nilópolis, Volta Redonda, Pinheiral e Rio de Janeiro

As inscrições acontecem no período de 20/06 a 03/07/2023. E serão recebidas única e exclusivamente por meio do preenchimento de um formulário de inscrição eletrônico.

Para preencher este Formulário de Inscrição Eletrônico, o(a) candidato(a) deverá assinalar sua opção de vaga pela Ampla Concorrência (AO) ou pela Ação Afirmativa (L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13 e L14), dentre as modalidades previstas no item 3.

O candidato só poderá efetuar uma única inscrição, devendo optar por uma modalidade, dentre as vagas disponibilizadas no item 4 e depois de concluída a inscrição, não poderá modificar essas opções.

Não haverá cobrança da Taxa de Inscrição.

Antes de efetuar o preenchimento do Formulário de Inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos neste Edital. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento posteriormente.