Logo IFRJ

Processos seletivos para transferência externa e para portadores de diploma de graduação

O IFRJ divulga o Edital que contém as normas referentes aos Processos Seletivos para a Transferência Externa de estudante regularmente matriculado em curso de graduação, e para Portadores de Diploma de Graduação conferido por curso autorizado ou reconhecido de Instituição de Educação Superior credenciada pelo órgão competente do Sistema de Ensino ao qual se vincula, visando ao preenchimento de vagas nos Cursos de Graduação oferecidos pelo IFRJ para o 2º semestre do ano letivo de 2024.

Os cursos serão ofertados pelo IFRJ nos campi: Arraial do cabo, Duque de Caxias, Paulo de Frontin, Nilópolis, Paracambi, Pinheiral, Realengo, Rio de Janeiro e Volta Redonda.

Cursos: rede de computadores, química, jogos digitais, física, matemática, produção cultural, engenharia mecânica, matemática, agronomia, ciências biológicas, computação, fisioterapia, terapia ocupacional, ciências biológicas e gestão ambiental.

Obs: Confira no Edital detalhes sobre a disponibilidade em cada campus, horários e muito mais.

As informações detalhadas de cada curso de graduação constam na página do IFRJ em https://portal.ifrj.edu.br/cursos-graduacao.

Atenção,! o interessado no processo seletivo para Portadores de Diploma de Graduação precisa ter concluído obrigatoriamente o curso de graduação (tecnologia, bacharelado ou licenciatura) em Instituição de Educação Superior credenciada pelo órgão federal ou estadual competente ou em estabelecimento estrangeiro, com a devida revalidação do diploma no Brasil, em conformidade com a legislação vigente.

Ao candidato ao Processo Seletivo para Portadores de Diploma de Graduação não será exigido que a graduação de origem seja na mesma área de conhecimento que o curso pretendido no IFRJ.

Para as inscrições, os candidatos deverão preencher um formulário disponível AQUI no qual deverão, também, incluir a documentação exigida no subitem 3.4, no período indicado no Item 9 – DO CRONOGRAMA, até as 23h59min.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet ou computadores, exclusivamente para estes, será disponibilizado, conforme capacidade do campus, um Posto de Atendimento Presencial com computador e acesso à internet, apenas em dias úteis, nos horários estabelecidos abaixo:

Arraial do Cabo -  Segunda a Sexta, entre 11h e 15h

Duque de Caxias - Segunda a Sexta, entre 9h e 15h

Engenheiro Paulo de Frontin - Segunda a Sexta, entre 8h e 14h

Nilópolis - Dias 02, 03, 06 a 10, 20 a 24 e 27 a 29 de Maio, entre 10h e 12h e entre 13h e 18h

Paracambi - Segunda a Sexta, entre 14h e 17h

Pinheiral - Segunda a Sexta, entre 9h e 17h

Realengo - Segunda a Sexta, entre 10h e 13h

Rio de Janeiro - Segunda a Sexta, entre 13h e 16h

Volta Redonda - Segunda a Sexta, entre 14h e 18h

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS