Logo IFRJ

Projeto Observando os Rios

O Campus Paracambi deu início à parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, através do projeto Observando os Rios, no dia 17 de agosto.

Trata-se de um projeto que reúne comunidades e as mobiliza em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d'água das localidades onde elas vivem. Há mais de 26 anos, o projeto Observando os Rios sensibiliza comunidades e capacita voluntários para monitorar a qualidade da água. Foi para isso que o Núcleo de Educação Ambiental (NEDUCAM) se vinculou ao programa de voluntariado de uma das causas defendidas pela ONG, a Água Limpa, e passará a monitorar a qualidade da água de dois rios do entorno ao campus, rios de importância histórica, econômica, ambiental e afetiva para a comunidade escolar e local. 

Os indicadores levantados por todos os grupos de monitoramento são reunidos em relatórios técnicos anuais que formam o retrato da qualidade da água dos rios dos 17 estados da Mata Atlântica.

Aderir ao projeto, segundo os membros do Núcleo, também tem a função de contribuir com o alcance de alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáve da ONU (ODS 3 - “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades“; ODS 6 - “Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos” e ODS 14 - “Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”).

alunos fotografados em uma região de mata, p´roximo ao campus

A parceria, dessa forma, favorece o vínculo entre IFRJ e SOS Mata Atlântica, ao fazer com que  os envolvidos nas coletas, sobretudo os estudantes, estejam integrados a um propósito maior,  coletivo, e que pode fazer a diferença para a saúde do planeta.

Ana Carolina Cruz, professora de biologia e coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental do campus Paracambi – NEDUCAM CPar, diz que como educadora percebeu que foi uma das atividades interdisciplinares e enriquecedoras que já realizou. “Os alunos estavam interessados, empolgados e motivados. Queriam entender o que estava sendo feito e por que era importante se fazer, além de todos quererem contribuir com algum tipo de participação. Foi possível construir discussões profundas a respeito de saneamento básico e tratamento de efluentes, descarte de lixo, metabolismo dos corpos hídricos e abordar muitos conceitos básicos da biologia, química, física e geografia”.

Para a capacitação da equipe, explica Ana, contamos com a participação da amiga e colega Flávia Vieira, professora do campus Rio de Janeiro, que atua no projeto desde 2015, contribuindo com sua expertise em nosso pontapé inicial nessa jornada. “Trabalhar na área ambiental é apaixonante, porque são muitos desafios e a todo momento nos deparamos com novidades. Algumas que me deixam mais apreensiva com os impactos que nós estamos causando no nosso planeta. Outras, mais reflexiva, como por exemplo, o que teremos que fazer para resolver a crise ambiental que nos afeta diariamente”, disse Flávia.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS