Reitor do IFRJ Participa da 125ª Reunião Ordinária do CONIF em Diamantina

A 125ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), realizada em Diamantina (MG) de 8 a 10 de agosto, contou com a presença do reitor Rafael Almada, representando o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O evento reúne dirigentes de diversas instituições de ensino.

A reunião foi convocada pela presidenta do CONIF, Reitora Maria Leopoldina Veras Camelo, e organizada pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). O encontro teve como local a Pousada do Garimpo, e abordou uma série de temas importantes para o desenvolvimento e aprimoramento da educação profissional e tecnológica no país.

A abertura do evento contou com a presença da Reitora Joaquina Nobre, do IFNMG, e do vice-prefeito de Diamantina, Alexandre Magno. Durante os três dias de reunião, diversos pontos de discussão estiveram em pauta, demonstrando a importância da cooperação entre as instituições da Rede Federal.

Um dos tópicos centrais da reunião foi o Orçamento para o ano de 2024. O assunto foi abordado pelo Reitor Cléber Barbosa, do IFSULDEMINAS, e por Mauricio Saldanha Motta, Vice-presidente de Administração do CONIF. As deliberações sobre o orçamento demonstram a preocupação das instituições em planejar e utilizar de forma eficiente os recursos disponíveis.

Outro ponto de destaque foi o Monitoramento e Ações no Congresso Nacional e Poder Executivo, apresentado por Fernanda Torres e Alexandre Bahia, do CONIF. A discussão sobre as estratégias para fortalecer a presença e a influência das instituições no cenário político reforça o compromisso das instituições em defender a educação profissional e tecnológica.

A programação da Reunião também abordou a Reditec 2023, apresentada pelo Reitor José Arnóbio, do IFRN, e Alexandre Bahia, do CONIF. A Reditec é um evento de relevância no calendário acadêmico, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre as instituições.

A pauta também incluiu discussões sobre a Reditec para os anos de 2024 e 2025, bem como um evento com a Huawei, conduzido virtualmente por Victor Montenegro, Gerente de Alianças de Talentos e Ecossistema da empresa. Esses temas indicam a abrangência das questões tratadas na reunião, que vão desde planejamento estratégico até parcerias tecnológicas.

A Câmara de Gestão de Pessoas e Coordenação do Forgep também foi discutida, abordando assuntos como IN24, PGD, UNIFICA e outros temas relevantes para a gestão de recursos humanos nas instituições de ensino.

A participação do Reitor Rafael Almada, do IFRJ, na 125ª Reunião Ordinária do CONIF, demonstra o comprometimento das instituições em debater e construir soluções para os desafios enfrentados no campo da educação profissional e tecnológica. O encontro evidencia a relevância da colaboração entre as instituições para o desenvolvimento contínuo da educação no Brasil.