Reitor do IFRJ participa da Cerimônia de Transmissão dos Cargos de Reitor e Vice-Reitora da UFRJ

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, compareceu nesta sexta-feira, 4 de agosto de 2023, à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para participar da cerimônia de transmissão de cargos de reitor e vice-reitora da universidade. O evento solene ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ e marcou a oficialização do professor Roberto Medronho como reitor da instituição, acompanhado pela vice-reitora, Cássia Turci, que conduzirão a universidade até julho de 2027.

A nomeação de Roberto Medronho como reitor da UFRJ ocorreu em 7 de julho, em cerimônia realizada no Ministério da Educação (MEC). Hoje, a cerimônia de transmissão dos cargos na UFRJ reuniu representantes do meio acadêmico, parlamentares e gestores da educação do Rio de Janeiro, bem como diversos reitores de outras instituições de ensino superior.

Em seu discurso, o novo reitor da UFRJ enalteceu a gestão de Denise Pires de Carvalho, ex-reitora da instituição, que foi convidada pelo Governo Federal para assumir o cargo de secretária de Educação Superior do MEC. Carlos Frederico Leão Rocha, professor do Instituto de Economia, assumiu como vice-reitor em substituição a Denise Pires de Carvalho.

Rafael Almada, reitor do IFRJ, enfatizou a relevância do diálogo e da parceria entre a UFRJ e o IFRJ para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica, bem como do ensino superior no estado do Rio de Janeiro. "A relação harmoniosa entre a UFRJ e o IFRJ mostra-se essencial para o progresso da educação no estado, fortalecendo ambas as instituições em sua missão educacional", ponderou.

A cerimônia também contou com a presença do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), que representa as dez instituições públicas de ensino do estado. O Friperj engloba os dirigentes máximos da UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Colégio Pedro II, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal Fluminense (IFF).