O Retorno de Darc é destaque na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Os estudantes do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Arraial do Cabo continuam se destacando na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). A competição, que teve início com a participação de 30,5 mil grupos de todos os estados do país, começou no dia 5 de junho, a quinta fase, com 3.062 reuniu equipes de diversos estados.

A ONHB é composta por seis fases online, cada uma com duração de uma semana, e culminará em uma final presencial que ocorrerá nos dia 26 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP). As provas da olimpíada englobam questões de múltipla escolha e realização de tarefas.

O campus começou sua participação na ONHB com seis equipes, demonstrando o interesse e engajamento dos estudantes nesse desafio intelectual. Na quarta fase, o campus já contava com cinco equipes avançando na competição. E agora, na quinta fase, uma equipe do campus se destacou e passou para a semifinal.

Denominada "O Retorno de Darc", a equipe, que avançou para a fase 6, é composta pelas alunas Maria Eduarda Madureira, Sarah Galasso e Stephanie Oliveira, do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio.

De acordo com as estudantes, o processo de participação na olimpíada tem sido desafiador. Desde o início exigiu muito esforço de todas. “Estamos muito felizes e realizadas por termos essa oportunidade de representar o IFRJ - Campus Arraial do Cabo como semifinalistas e se tudo continuar dando certo, iremos representa-lo como finalistas em São Paulo”, disse Sarah, que fez questão de agradecer à professora Marcela Moraes Gomes e ao professor Rafael do Nascimento Souza Brasil, que atuam como orientadores, auxiliando-as durante todo o processo.

Além das alunas do campus, outras 72 equipes representam o estado do Rio de Janeiro na ONHB, reforçando a participação ativa dos estudantes fluminenses nessa competição de nível nacional.

A fase 6 começa hoje, 12 de junho.

Participou: Verônica Trindade