Semacit presencial atrai centenas de estudantes

O Campus Duque de Caxias vai realizou a XII Semana Científico-Tecnológica (SEMACIT), de 22 a 27 de maio, com o tema “Raízes do Brasil: povos, histórias e ciências ”.

Foram mais de 30 exposições e projetos discentes, além de . E, de 24 a 26 foram realizadas 55 atividades, entre mincursos e palestras.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Gaudêncio Frigotto, e a sala híbrida na Jornada Científica, permitindo a participação de Instituições de outras regiões, como Campos e Minas Gerais.

Essa foi a primeira edição da Semacit realizada presencialmente desde 2018. Em 2020 e 2021 o evento ocorreu remotamente.

A Semana contou com a participação das docentes titulares da Universidade Federal do Rio de Janeiro, as professoras Elizabete Fernandes Lucas e Bluma Guenter Soares.

Entre os destaques, a oficina de foguetes e planetário (sob a coordenação da equipe da Olimpíada Brasileira de Astronomia - UERJ); os projetos discentes e exposições (que contaram com mais de 300 alunos envolvidos); a exposição mais visitada recebeu 565 pessoas nos dias 22 e 23, intitulada “PIBID apresenta: A fantástica química do chocolate!”

No total, foram 970 inscritos mais 300 alunos de escolas convidadas (Colégio Estadual São Bento, Centro Educacional Professora Vera Lúcia Tavares Romão, CIEP Brasil China, Escola Sesi Maracanã e Escola estadual Professora Sarah Faria Braz.

imagem de uma sala de aula cheia. Tirada do fundo da sala

Segundo Freitas, aluna da Licenciatura em Química do IFRJ CduC, “Foi perceptível o carinho e o preparo do local para receber as pessoas e a comunidade. As palestras e minicursos foram ministrados por pessoas talentosas e que estavam dispostas a tirar dúvidas. Foi um evento maravilhoso e que abriu muitas portas, fez com que eu tivesse experiências que não tenho no dia a dia. Foi Uma semana corrida mas que valeu demais”

A Semana Científico-Tecnológica – SEMACIT, do campus Duque de Caxias, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, tem como proposta servir de espaço de divulgação e circulação de produção científica, por meio de mostras de trabalhos técnico-científicos, jornadas, palestras, minicursos e oficinas dentro das diversas áreas do conhecimento.

Tais atividades visam integrar os alunos dos diferentes níveis (médio, médio-técnico, PROEJA, graduação e pós-graduação) com técnico-administrativos, professores e/ou pesquisadores de outras instituições de ensino e ainda com empresas, permitindo aos discentes conhecer possíveis áreas de atuação dentro da área escolhida