Servidores Técnico-Administrativos rumo a Portugal

Os servidores selecionados na chamada interna 06/2023 para participarem do Programa de Vivência Internacional para Desenvolvimento de Servidores Técnico-Administrativos em Educação do Instituto Federal do Rio de Janeiro se reuniram nesta sexta-feira, 23/02, de maneira virtual, com o reitor do instituto, Rafael Almada. Participaram do encontro, ainda, o diretor de Articulação Institucional, Julio Page, e o coordenador-geral de Relações Internacionais, Rodrigo Lemos.

Ao todo, foram seis contemplados, sendo um de cada pró-reitoria e um do gabinete. Os servidores participarão de uma imersão no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Portugal, no período de 13/05 a 31/05/2024.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, destacou que a instituição investe na realização de ações de internacionalização porque acredita no potencial transformador das mesmas. “Não achamos que é apenas a oportunidade para o servidor fazer uma viagem. Essas ações têm um antes, durante e depois. Fazemos esse tipo de ação para que haja troca entre experiências de ensino, pesquisa e extensão, para que resultados sejam obtidos através dessa experiência, que vem com a viagem. Agradeço a vocês por participarem e acreditarem no potencial do programa, que é um piloto e precisa dar certo para que tenhamos outras edições e possamos ampliar para todo o instituto. Queremos que esse projeto seja replicado para outras instituições federais na Rede. Acreditamos numa internacionalização em mão dupla, que seja boa para os servidores que participam e para a instituição. Que seja um investimento na formação dos servidores para crescimento do IFRJ e da Rede Federal”, pontuou.

O coordenador-geral de Relações Internacionais reforçou que espera que essa seja a primeira chamada de muitas outras edições. “Obrigado por participarem, por acreditarem na lisura do processo e por serem os primeiros selecionados, que terão a tarefa de fazer com que esse programa seja um exemplo a ser seguido. A gente entende que tudo que é novo pode gerar um estranhamento e uma insegurança, mas é importante que as pessoas percebam que não há ‘cartas marcadas’ nesse tipo de processo seletivo e que queiram participar das próximas edições. E o depoimento de vocês será fundamental para isso”, afirmou Rodrigo, que disse ainda que fazer essas ações é pensar no desenvolvimento institucional: “a internacionalização é um dos vetores de desenvolvimento da instituição. É possível, através de uma ação de internacionalização, promover o desenvolvimento da instituição e dos servidores. Vocês não estão indo só por vocês, mas pelos outros, pela comunidade, pelas relações familiares. Tudo será impactado pela experiência de vocês”, enfatizou.

Julio Page disse que, como alguém que foi TAE na instituição antes de entrar como professor, fica muito feliz de ver uma ação como esta. “O que mais me pega é a questão do legado. Tomara que se torne uma prática institucional e, independente de quem estiver na gestão, que mantenham o programa e outros TAE possam passar pela mesma experiência. Parabenizo o Rodrigo pela iniciativa, a qual tocamos juntos desde que cheguei na Daint. Como alguém que já teve a oportunidade de participar de ações de internacionalização, posso afirmar o quanto essa experiência é transformadora”, falou.

Luana Monteiro, servidora lotada na Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Valorização de Pessoas (PRODIN), agradeceu pela oportunidade de participar do programa: “Fico muito feliz que todos nós fomos selecionados para participar e teremos a oportunidade de vivenciar essa experiência pioneira. Tenho certeza que será incrível para todos nós”, disse.

Na segunda-feira, 19/02, os contemplados e o coordenador-geral de Relações Internacionais se reuniram com Ana Paula Vale, vice-presidente de Relações Internacionais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para se apresentarem, dizerem suas áreas de atuação e quais assuntos desejam estudar e vivenciar a experiência no IPVC.