Logo IFRJ

Workshop de Competências Essenciais em Desenvolvimento de Softwares e Dados

O IFRJ realiza de hoje, 15, até o dia 17 de abril, no auditório do prédio da Reitoria na rua Buenos Aires, o Worshop de Competências Essenciais em Desenvolvimento de Softwares e Dados, promovido pela Escola Superior de Redes e pelo FORTI – Fórum dos Diretores de TI da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.  

O evento, que acontece através do CONECTA REDE, um programa patrocinado pelo MEC, tem como objetivo fazer um workshop para mapear e identificar as competências e habilidades da Tecnologia da Informação na Rede Federal.

A coordenação deste segundo Workshop, que foi estruturado em três eventos, fica a cargo de Fabio Macêdo, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFRJ e de Carla Pires, coordenadora geral de TI do IFSUL. O último evento acontecerá em maio, e no fim de agosto vai será apresentado o resultado final.

De acordo com Fábio, o objetivo é mapear todas as competências e habilidades de TI da Rede e a partir daí identificar trilhas de capacitação e qualificação coerentes com as necessidades da Rede Federal em TI. “Ao final do processo, pretendemos saber quais são as nossas forças e as nossas fraquezas em habilidades e competências de TI, e que a Escola Superior de Redes consiga identificar e propor trilhas de capacitação e qualificação para melhorar aspectos que a rede julgue interessantes”.  

Carla Pires, coordenadora geral de TI do IFSUL
Carla Pires, coordenadora geral de TI do IFSUL

Durante o período da manhã de hoje os palestrantes falaram do framework Sofia, utilizado para desenvolver esse tipo de trabalho na área de TI. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com representante da Rede Nacional de Ensino  e Pesquisa (RNP) para tratar do tema: sistemas e dados. Esta atividade serviu para fazer um alinhamento com todos os participantes do workshop, a fim de que seja possível desenvolver um trabalho definindo os papeis e funções dessas áreas da TI. Serão desenvolvidas atividades relacionadas ao framework Sofia.

 Fabio Macêdo disse que além do FORTI  foram convidados representantes do FDI – Fórum de Desenvolvimento da Rede Federal e do FORGEP – Fórum de Gestão de Pessoas da Rede Federal. “Para além da TI, a gente identifica que fazendo uma interface com esses dois fóruns sejam possíveis outros avanços na rede, como, por exemplo, daqui pra frente desenvolver concursos baseados em habilidades e competências e não apenas em requisitos técnicos  momentâneos”, explicou Macêdo.   

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS