XV Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática

O professor de matemática Nilton Miguel da Silva, do Campus Engenheiro Paulo de Frontin, foi convidado a participar da organização, elaboração e correção de provas da XV Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática, evento que acontecerá no Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro de 06 a 12 de setembro de 2023. O evento está sendo organizado pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com apoio financeiro do CNPq.

Segundo Nilton, a Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM) foi criada em 2009 na Colômbia, dela tem participado países da América Central, como México, Guatemala e Costa Rica, e países da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Brasil entre outros. É uma competição anual destinada a alunos de graduação de universidades ibero-americanas que competem resolvendo problemas matemáticos em nível superior. O evento visa incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, promovendo a melhoria das capacidades científicas entre os estudantes através da motivação e da competitividade internacional, contribuindo assim para desenvolvimento acadêmico, social, cultural e econômico dos países participantes.

Confira os detalhes na página https://www.ciim2023.org