Campus Niterói e suas atividades frente à pandemia

O Campus Niterói do IFRJ intensifica suas ações de combate à COVID-19, que envolvem a fabricação de álcool 70, doações de cestas básicas e reuniões com pais e alunos.

A produção de álcool 70% para limpeza, e glicerinado para assepsia, começou em 1 de abril. Esta ação ajudou a Secretaria de Saúde de Niterói, além de comunidades do entorno e entidades sociais. Foram 70 litros para a Secretaria e 50 litros para o Abrigo Aconchego.

Esta atividade vem sendo desenvolvida graças a doação de álcool 96% por empresas e órgãos à Reitoria doIFRJ. O Campus Niteroi faz a preparação com o auxílio de materiais e reagentes adquiridos através do PROINOVA, submetido pelo professor de química e diretor geral do campus, Eudes Pereira.

diretor do campus e dois alunos, à direita e á esquerda. estão em pé, atras de uma bancada onde pode ser visto em primeiro plano mascaras de proteção face shield

Instituições ou entidades públicas que estejam no combate ao vírus e necessitem de doação podem entrar em contato com a Coordenação de Extensão do IFRJ Campus Niterói através do e-mail coex.cnit@ifrj.edu.br. Os casos serão analisados e atendidos conforme demanda.

Para continuidade da produção, o campus Niterói precisa da doação de materiais e reagentes, e os contatos para realização das doações podem ser feitos pelos e-mails: dgcnit@ifrj.edu.br c/c para coex.cnit@ifrj.edu.br.

Outra atividade importante é a doação de cestas básicas. Na segunda semana do mês de abril o campus Niterói, em parceria com a prefeitura do município, distribuiu cestas básicas para todos os alunos que solicitaram a ajuda, mediante formulário público disponibilizado pela direção de ensino, bem como para todos os servidores terceirizados do campus, beneficiando 159 famílias

diretor eudes e mais tres pessoas em pé. encostados (no lado dir da foto) em uma pilha de cestas básicas

O contato com pais e alunos foi realizado no início do mês de maio, quando  as direções do campus fizeram reuniões com os discentes e seus responsáveis, com o objetivo de esclarecer dúvidas e buscar um canal de aproximação neste instante tão crítico para todos.

No dia 15 de maio foram selecionadas as propostas de combate à COVID-19 que receberão financiamento para desenvolvimento de projetos de extensão e/ou pesquisa, com verba do CONIF/MEC (Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), dentre estes, está o projeto “Desenvolvimento de Aparatos Tecnológicos de Monitoramento de Sinais Vitais e Geolocalização para Controle e Acompanhamento daCOVID-19” de autoria dos campi Niterói, Volta redonda, Nilópolis, Realengo e Pinheiral.

O projeto tem como foco principal a criação de totens para medição de temperatura das pessoas com câmeras de sensores térmicos, além de aspersão de álcool após esta medição.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail: dgcnit@ifrj.edu.br.