Campus São João divulga edital com mais de 200 vagas para cursos FIC

O IFRJ divulga Edital contendo as normas referentes ao Processo de Seleção Simplificado para o 2º semestre de ano letivo de 2025, dos cursos de Formação Inicial e Continuada- FIC do IFRJ ofertados pelo Campus São João de Meriti.
Serão no total 234 vagas: para cadista pra construção civil – eletricista instalador predial de baixa tesão – assistente em logística – assistente em administração e contador de história.
O candidato deverá optar por concorrer a um dos tipos de vagas ofertadas:
a) Pessoa com Deficiência (PcD) – a pessoa que se enquadra nas categorias relacionadas no Artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99 e suas alterações, e a Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça – STJ;
b) Pessoa que se autodeclare Negra (Preto/a ou Pardo/a), Indígena ou Quilombola (NIQ) - conforme o quesito “cor ou raça” utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; ou
c) Ampla Concorrência (AC) – a pessoa que não optar pelas vagas reservadas.
Período de inscrições: 19/08/2025 a 24/08/2025, online
A inscrição no presente processo seletivo será on-line e dará direito ao candidato a concorrer somente a 1 (uma) vaga em um dos cursos FIC, a se iniciar no 2º semestre do ano letivo de 2025 nos dias e nos horários relacionados na tabela 2 do subitem 2.1.
O processo seletivo consistirá em Sorteio Público Eletrônico, que será realizado na data estabelecida no Anexo 1 - CRONOGRAMA.
A divulgação do local, da data e do horário do Sorteio Público Eletrônico será realizada no período definido no subitem 1.4 – CRONOGRAMA.