Logo IFRJ

Educação e Diversidade - Campus Paracambi

Informações Gerais: 

O curso de pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidade tem como objetivo qualificar os profissionais da educação, a partir debates e reflexões sobre temas centrais que permeiam as práticas educacionais na contemporaneidade, possibilitando a construção de propostas pedagógicas alicerçadas no reconhecimento e respeito às diferenças. Deste modo, o Curso ambiciona provocar a reflexão a fim de fomentar a desconstrução de ideias, valores e práticas, historicamente sedimentados no cotidiano e que desconsideram a formação inclusiva, participativa e diversa.

Público-alvo:  Portadores de diploma de Curso Superior (bacharelado ou Licenciatura). A proposta é ampliar a possibilidade de pessoas que não possuem diplomas de licenciatura ou mesmo em áreas relacionadas ao magistério ingressarem no Curso, pois reconhecemos que todos os que atuam em ambientes escolares formais e não formais são partícipes dos processos de formação e construção de saberes e práticas.

Coordenação: 

Local: Campus Paracambi do IFRJ, situado à Rua Sebastião de Lacerda, s/n – Bairro: Fábrica – Cidade: Paracambi – Estado: RJ CEP: 26600-000.

Telefone: 

E-mail: posed.cpar@ifrj.edu.br

Horário do curso: As aulas serão distribuídas em dois dias: Quartas-feiras de 13 às 18 horas e aos sábados de 8 às 13h. 

Portaria de regulamentação: Resolução nº 14 de 18 de junho de 2019 

Carga horária: 360 horas                        

Processo Seletivo: 

O processo de seleção será anual e constará de três etapas:

ETAPAS

AVALIAÇÕES

NATUREZA

PONTUAÇÃO MÍNIMA

PONTUAÇÃO MÁXIMA

Avaliação Escrita (N01)

Eliminatória/Classificatória

40,0 pontos

60,0 pontos

Análise do Currículo (N02)

Eliminatória/Classificatória

2,0 pontos

20,0 pontos

Arguição (N03)

Eliminatória/Classificatória

2,0 pontos

20,0 pontos

TOTAL

44,0 pontos

100,0 pontos

 

A Avaliação Escrita (N01), de caráter eliminatório e classificatório, constará de questões dissertativas, formuladas pela Banca Examinadora, com base na bibliografia apresentada no Edital de Processo seletivo. Será atribuída uma nota de 0,0 (zero) a 60,0 (sessenta) pontos, sendo eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, 40,0 (quarenta) pontos nessa etapa.

A análise do curriculum vitae ou curriculum lattes (N02), de caráter eliminatório e classificatório, será realizada pela Banca Examinadora com base na tabela de pontuação constante na tabela do Anexo II. Será atribuída, nessa etapa, uma nota de 0,0 (zero) a 20,0 (vinte) pontos, sendo eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, 2,0 (dois) pontos.

Esta terceira etapa (N03), de caráter classificatório e eliminatório, consistirá de arguição, que transcorrerá, no máximo, em 20 (vinte) minutos, em que o candidato apresentará os motivos que o levaram a participar do processo seletivo, as expectativas para o curso, e responderá às perguntas da Banca Examinadora. Será atribuída uma nota entre 0,0 (zero) e 20,0 (vinte) pontos, sendo eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, 2,0 (dois) pontos nesta etapa.

 

Inscrições abertas de 24/07 a 25/08/2019 - Clique Aqui

Período para solicitação de Isenção - 24 a 29/07/2019

EDITAL 14/2019 - NOVO!

Anexo 13 (Retificado) - Lato Sensu – Especialização em Educação e Diversidade – Campus Paracambi

Linhas de Projetos: 

LINHA DE PESQUISA 1

Educação, Ética e Processos Formativos

Esta linha de pesquisa possui como objetivo a promoção de reflexões multidisciplinares e interdisciplinares acerca de temas considerados fundamentais para a compreensão do cenário educacional brasileiro na contemporaneidade. Temas como as desigualdades sociais; os espaços educativos e suas relações com os diferentes contextos; os processos pedagógicos; as práticas estratégicas e saberes que perfazem o processo educacional; a crise ética na educação; as relações entre o corpo e a subjetividade e os processos formativos estarão presentes nas análises e pesquisas desenvolvidas.

 

 

PROJETOS ASSOCIADOS

 

 

 

1. Práticas escolares e Diversidade

Este projeto tem por objetivo investigar as práticas escolares (currículo, avaliação, metodologias de ensino etc.) em suas imbricações com a diversidade, considerando seus efeitos na produção e reprodução das desigualdades educacionais e sociais.

Professores Associados: Julieta Ferreira Romeiro; Luizana Rocha Migueis Ferreira da Silva; Pedro Paulo da Cunha Machado; Rafael Filipe Novôa Vaz

2. Ética, Diferença e Educação

Este projeto tem por objetivo investigar os princípios e valores que compõem os arranjos éticos na educação, no que se refere à aceitação ou não da diferença.

Professores Associados: Fabio Carlos de Matos da Fonseca; Marcelo Nunes Sayão, Paulo Cezar de Barros; Roberto Ribeiro de Sousa, Rodrigo de Moura e Cunha

LINHA DE PESQUISA 2

Diversidade, Inclusão e Processos de Subjetivação

Esta linha de pesquisa intenciona compreender e problematizar os prementes desafios enfrentados pelos mais diferentes processos educacionais da sociedade brasileira. Promover reflexões e acerca dos diferentes processos que conformam o estabelecimento de relações com o outro e com a diferença; a inclusão e a exclusão; as subjetividades. A partir de um diálogo multidisciplinar, as pesquisas desenvolvidas privilegiam as temáticas relacionadas às questões étnico-raciais, de gênero, de sexualidade, das religiosidades e das diferenças, dos processos formativos e constituidores de novas subjetividades.

PROJETOS ASSOCIADOS

 

3. Interseccionalidade, Diversidade e Processos Educacionais

Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de análises e estudos sobre as relações sociais em espaços educativos formais e não formais que, historicamente sedimentadas no cotidiano, desconsideram a formação inclusiva, participativa e diversa.

Professores Associados: Julieta Ferreira Romeiro; Luana Maria Siqueira Machado; Roberto Gonçalves Ramalho;

4. Políticas Públicas em Educação e Diversidade

Este projeto tem por objetivo analisar as temáticas relacionadas à educação e à diversidade presentes nas políticas públicas educacionais, e seus efeitos nos espaços educativos formais e não formais.

Professores Associados: Angelissa Tatyanne de Azevedo e Silva; Joyce Alves Rocha; Lívia Lopes Mauro; Marcelo Nunes Sayão

 
Disciplinas: 

                                                               1º SEMESTRE

1. Temas emergentes em Educação: uma abordagem multidisciplinar (150 HORAS)

Como pensar a educação nos dias de hoje? que destino dar a ela? Quais os caminhos percorridos para a formação do indivíduo? A proposta deste modulo é apresentar, debater e refletir sobre os temas centrais que permeiam as práticas educacionais na contemporaneidade. O ponto de partida deste módulo é a defesa do caráter multidimensional do processo formativo, não alheio às vicissitudes históricas de um tempo. Qual será o papel da educação na constituição das novas subjetividades? Como os processos formativos dialogam ou não com estes sujeitos? Como produzir novos sentidos para o conhecimento em uma cultura do desengajamento, da descontinuidade e do esquecimento? É partindo destas indagações que as disciplinas vão transitar entre temas como desigualdades sociais; espaço escolar x espaço urbano; o corpo e a sua articulação com as diversas práticas, saberes e estratégias que perfazem o processo de ensino-aprendizagem, os processos formativos e os processos constituidores de novas subjetividades, avaliação, ética e educação, entre outros.

DISCIPLINAS

Desigualdades sociais e educação

(30 horas)

Julieta Ferreira Romeiro 

Estudos Urbanos: desafios e possibilidades na educação 

(30 horas)

 Paulo Cezar de Barros

 Roberto Ribeiro de Sousa 

O corpo na escola: abordagens sociológicas

(30 horas) 

Luizana Rocha Migueis Ferreira da Silva 

Avaliação escolar: o mito da objetividade

(30 horas)

Rafael Filipe Novôa Vaz

Práticas Pedagógicas na formação do sujeito integral

(30 horas)

Rodrigo de Moura e Cunha

 

2. Metodologia e técnicas de Pesquisa

(30 HORAS)

 

DISCIPLINAS

Metodologia de Pesquisa I

(15 horas)

Pedro Paulo da Cunha Machado

Seminário de Pesquisa em Cidadania e Diversidade

(15 horas)

Angelissa Tatyanne de A. e  Silva

 

                                                        2º SEMESTRE

3. Políticas Públicas para a Educação, Alteridade e Inclusão (135 HORAS)

As aulas deste módulo terão como eixos norteadores as temáticas da educação e das diversidades. Trata-se de pensar a função social da educação na promoção de práticas voltadas para o exercício da cidadania, reivindicando o respeito às diferenças e garantindo o direito de todos os grupos. As desigualdades – sociais, econômicas, raciais, sexuais, regionais, espaciais e culturais, linguísticas, cognitivas – demandam do profissional da educação um olhar atento e avesso aos preconceitos que atravessam as relações sociais e, por conseguinte, os espaços educativos formais e não formais. A proposta é, em última instância, que o profissional da educação se posicione de forma crítica e política, compreendendo os espaços educativos como locus privilegiados da promoção de uma participação política mais efetiva e de práticas sociais que envolvam o reconhecimento dos direitos de negros, índios, mulheres, portadores de necessidades especiais, homossexuais, entre outros.

DISCIPLINAS

Para além do binário masculino x feminino: pluralismo de gênero

(15 horas)

Roberto Gonçalves Ramalho

O antirracismo e as políticas públicas de ação afirmativa no Brasil

(30 horas)

Angelissa Silva e Joyce Alves Rocha

 

Educação inclusiva: processos formativos, diversidade e inclusão

(30 horas)

Angelissa Silva e Livia Lopes Mauro

Escola, corpo e subjetividade na contemporaneidade

(30 horas)

Marcelo Nunes Sayão 

Formação, produção de saberes e de sujeitos

(15 horas)

Fabio Carlos de Mattos da Fonseca

Língua e Diversidade

(15 horas)

Luana Maria Machado

 

4. Metodologia e técnicas de Pesquisa

(45 horas)

 

DISCIPLINAS

Metodologia de Pesquisa II

(15 horas)

Pedro Paulo da Cunha Machado

Informática e Educação

(15 horas)

Pedro Paulo da Cunha Machado

Seminário de Pesquisa em Processos Formativos e subjetividades na contemporaneidade

(15 horas)

Rodrigo de Moura e Cunha

 

                                                         3º SEMESTRE

5. Trabalho de conclusão de curso (TCC)
 

 

Corpo Docente: 

NOME

FORMAÇÃO

LINK PARA LATTES

Angelissa Tatyanne de Azevedo e Silva

Mestre em História Social

http://lattes.cnpq.br/2324940560534519

Fabio Carlos de Mattos da Fonseca

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

 

Joyce Alves Rocha

Doutora em Meio Ambiente

http://lattes.cnpq.br/2652559792362236

Julieta Ferreira Romeiro

Doutora em Sociologia

 

Lívia Lopes Mauro

Mestre em Química

http://lattes.cnpq.br/6010594573401870

Luana Maria Siqueira Machado

Doutora em Língua Portuguesa

http://lattes.cnpq.br/5381834067821790

Luizana Rocha Migueis Ferreira da Silva

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade

http://lattes.cnpq.br/8774038261162681

Marcelo Nunes Sayão

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana

http://lattes.cnpq.br/4157790237823446

Paulo Cezar de Barros

Doutor em Geografia

http://lattes.cnpq.br/6019059121771870

Pedro Paulo Cunha Machado

Pós-Doutor em Agricultura de Precisão

http://lattes.cnpq.br/6105245827132473

Rafael Filipe Novôa Vaz

Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física

http://lattes.cnpq.br/0867183050486455

Roberto Gonçalves Ramalho

Doutor em Literatura Comparada

http://lattes.cnpq.br/2113203362373462

Roberto Ribeiro de Sousa

Mestre em Geografia

http://lattes.cnpq.br/3477315305410898

Rodrigo de Moura e Cunha

Doutorando em História Política

http://lattes.cnpq.br/4441891373014685

Calendário: 

 

Calendário 2020 - Clique aqui

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS