Logo IFRJ

Educação de Jovens e Adultos - Campus Nilópolis

Educação de Jovens e Adultos
Informações Gerais: 

Público-alvo: Profissionais com ensino superior que atuem ou desejem atuar na Educação de Jovens e Adultos.

Coordenação: Profª Sandra da Silva Viana 

E-mail: eja@ifrj.edu.br

Local: IFRJ – Campus Nilópolis

Horário do curso – Terças-feiras, de 13h às 18h; sábados, de 7h às 12h.

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 3236-1817

Portaria de Regulamentação do curso – Resolução nº 21 de 02/09/2011

Carga Horária do Curso: 360 horas

A Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa contribuir com a formação continuada de educadores para a EJA, destacando a importância da atuação docente de forma interdisciplinar e o aperfeiçoamento das práticas de ensino nessa modalidade. Soma-se a isso o estímulo para a formação do professor-pesquisador. 

O curso desenvolve-se a partir da interação entre duas linhas de pesquisa: a) Processos de ensino e aprendizagem em EJA; b) Políticas educacionais na EJA. Os objetivos das linhas de pesquisa são, respectivamente, investigar os processos formativos de educadores em EJA, as múltiplas práticas educativas e os processos de ensino-aprendizagem na produção de conhecimentos nessa modalidade; e analisar as políticas governamentais voltadas para a EJA.

O público alvo da Especialização em EJA são profissionais com ensino superior que atuem ou desejem atuar na educação de jovens e adultos. O curso é oferecido em regime semestral, totalizando 360 horas. As aulas acontecem às terças-feiras, das 13h às 18 h, e aos sábados, das 07h às 12 h. O aluno tem 18 meses para concluir seu curso, incluindo a apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em forma de artigo científico que analise questões pertinentes à educação de jovens e adultos. A critério do Colegiado, poderá ser concedido até seis meses de prorrogação do prazo para apresentação do TCC.

Processo Seletivo: 

Inscrições abertas de 24/07 a 25/08/2019 - Clique Aqui

Período para solicitação de Isenção - 24 a 29/07/2019

EDITAL 14/2019 - NOVO!

Anexo 6 (Retificado) - Lato Sensu – Especialização em Educação de Jovens e Adultos – Campus Nilópolis

Linhas de Projetos: 

1) Linha de pesquisa 1

Processos de ensino e aprendizagem em EJA - Investigações sobre as múltiplas práticas educativas e processos de ensinoaprendizagem na produção do conhecimento dos alunos da EJA. Projetos de pesquisa associados:

a) Práticas de Letramento na EJA - Investiga metodologias, atividades e materiais didáticos utilizados no letramento dos sujeitos da EJA.

b) Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos - O uso das tecnologias de informação e comunicação na educação de jovens e adultos (EJA). A apropriação de recursos tecnológicos pelo professor e sua aplicação em sala de aula. A construção de ambientes digitais de ensino e aprendizagem para EJA.

2) Linha de pesquisa 2

Políticas Educacionais na EJA - Analisa os debates e processos de reforma educacionais vivenciados pela EJA, especialmente a partir dos anos de 1990, levando em conta seu cenário sócio-econômico e político. Projetos de pesquisa associados:

a) Formação e prática docente na EJA - Estudos e pesquisas dos processos formativos de educadores em EJA.

b) Políticas de formação e qualificação profissional para jovens e adultos – Estudo sobre as estratégias e ações do Estado brasileiro voltado para jovens e adultos trabalhadores frente ao contexto de desemprego estrutural e recomposição do sistema do capital.

Disciplinas: 

Primeiro Semestre

Segundo Semestre

Terceiro Semestre

 

Ementas das disciplinas

 

Primeiro Semestre

1) Metodologia da Pesquisa I

Professora: Claudia de Souza Teixeira

Carga Horária: 15 horas

Ementa: Ciência e conhecimento científico. A pesquisa científica. Introdução à redação cientifica.

Normas para produção de trabalhos acadêmicos (ABNT).

2) Fundamentos, História e Legislação da EJA

Professoras: Elizabeth Augustinho / Sandra da Silva Viana

Carga Horária: 30 horas

Ementa: Função social da EJA. Fundamentos históricos da EJA. As condições sociais e o

analfabetismo no Brasil. Concepção dos PCN da EJA. O jovem e o adulto na perspectiva da

realidade histórica. Os caminhos percorridos pela EJA na educação brasileira, no sistema de ensino

e nos movimentos sociais. Programas para escolarização básica de jovens e adultos. Tendências e

princípios pedagógicos ampliados à educação de jovens e adultos.

3) Paradigmas Educacionais e Currículo na EJA

Professoras: Graça Helena de Souza Moreira/Sandra da Silva Viana

Carga Horária: 45 horas

Ementa: Paradigmas educacionais: conservadores e inovadores. A superação do paradigma

newtoniano—cartesiano e a ruptura do paradigma cartesiano e a busca do paradigma da

complexidade na ação docente. A proposição de paradigma emergente ou da complexidade como

elo de interconexão entre: abordagem progressista, visão holística e ensino com pesquisa.

Concepções de currículo. Ideologia e currículo. Organização do currículo por projetos de trabalho,

temas geradores e complexo temático. Currículo cultura e sociedade.

4) Tecnologias digitais na EJA 

Professor: William Eduardo da Silva 

Carga Horária: 30 

EMENTA: O uso das novas tecnologias digitais na EJA. Os papéis sociais e o discurso do professor e do aluno em contextos educacionais mediados pelas novas tecnologias. Usos pedagógicos da internet. Educação a distância on—Iine. Aprendizagem colaborativa. 

5) Educação, Trabalho e Sociedade 

Professor: Alexandre Maia do Bomfim 

Carga Horária: 30 horas 

Ementa: Análise da Educação Brasileira sob a perspectiva do Trabalho. Aspectos sociológicos da Educação, as desigualdades educacionais, questões de classe, diferenças sociais. A Educação do Trabalhador. 

6) Letramento em EJA 

Professores: Claudia de Souza Teixeira, Heitor Achilles Dutra da Rosa, Marco Aurélio Passos Louzada, William Eduardo da Silva 

Carga Horária: 30 horas 

Ementa: Letramento: questões iniciais. Letramento e alfabetização. Tipos de letramento. Práticas de letramento na EJA. 

 

Segundo Semestre

 

1) Políticas Públicas Educacionais para jovens e adultos 

Professora: Fernanda Paixão de Souza Gouveia 

Carga Horária: 45 horas 

Ementa: O desenvolvimento de políticas públicas para jovens e adultos trabalhadores nas décadas mais recentes. As ações do Estado brasileiro neoliberal na condução de estratégias para formação e qualificação profissional do trabalhador com a finalidade de desenvolvimento social e econômico da nação. 

2) Avaliação da Aprendizagem 

Professora: Ana Carla dos Santos Beja 

Carga Horária: 15 horas 

Ementa: Concepções teórico—práticas da avaliação da aprendizagem, enfocando o ensino e a avaliação como processos inter—relacionados. 

3) Concepções da Aprendizagem de Jovens e Adultos

 Professor: Marcos José Clivatti Freitag 

Carga Horária: 30 horas 

Ementa: A aprendizagem de jovens e adultos: aspectos gerais. Aprendizagem em contextos escolares e não escolares.Teorias básicas da aprendizagem de jovens e adultos. 

4) Práticas e Estratégias Educativas Interdisciplinares na EJA 

Professores: Claudia de Souza Teixeira/Angela Maria Coutinho/Heitor Achilles Dutra da Rosa/ Fernando Ribeiro Gonçalves Brame 

Carga Horária: 45 horas 

Ementa: Interdisciplinaridade: conceito e aplicação. Estratégias didáticas interdisciplinares: trabalho com gêneros textuais da mídia oral e escrita, uso do vídeo, análise de material iconográfico e multimodal, aula de campo, educação pela pesquisa e projeto integrador. 

5) Metodologia da Pesquisa II 

Professora: Claudia de Souza Teixeira 

Carga Horária: 15 horas 

Ementa: Técnicas de coletas de dados em pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Normas de apresentação de monografia.

6) Seminário de Pesquisa I 

Professora: Claudia de Souza Teixeira 

Carga Horária: 15 horas 

Ementa: Relatos de pesquisas em educação. Instrumentalização metodológica para o trabalho de campo. Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso. 

 

Terceiro Semestre 

1) Seminário de Pesquisa II 

Professora: Claudia de Souza Teixeira 

Carga Horária: 15 horas 

Ementa: Desenvolvimento do TCC. Apresentação das pesquisas desenvolvidas. 

Corpo Docente: 

PROFESSOR

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Alberto Nunes da Silva

Graduação em Geografia

Especialização em Planejamento Ambiental

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente

Doutorado em Ciências da Educação

Alexandre Maia do Bomfim

Graduação em Ciências Sociais

Mestrado em Educação

Doutorado em Educação

Ana Carla dos Santos Beja

Graduação em Pedagogia

Especialização em Educação Especial

Mestrado em Educação em Ciências e Saúde

Ângela Maria da Costa e Silva Coutinho

Licenciatura e Bacharelado em Letras

Mestrado em Letras

Doutorado em Letras

Claudia de Souza Teixeira

Licenciatura e Bacharelado em Letras

Especialização em Linguística Aplicada ao Português

Mestrado em Letras Vernáculas

Doutorado em Letras Vernáculas

Elizabeth Augustinho

Graduação em Pedagogia

Especialização em Docência do Ensino Superior

Especialização em Psicopedagogia Clínica

Mestrado em Ensino de Ciências

Fernanda Paixão de Souza Gouveia

Licenciatura e Bacharelado em História

Especialização pelo Programa  de  Educação  dos Negros na Sociedade Brasileira

Mestrado   pelo   Programa   de   Educação, Contextos

Contemporâneos e Demandas Populares

Fernando Ribeiro Gonçalves Bramme

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais

Mestrado em Ciências Sociais

Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

Júpter Martins de Abreu Júnior

Licenciatura em Educação Artística

Especialização em História do Brasil Pós-1930

Mestrado em Música

Heitor Achilles Dutra da Rosa

Licenciatura em Matemática

Especialização em Docência Superior

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Rony Pereira Leal

Bacharelado e Licenciatura em Letras

Especialização em Lit.  Port.  e  Lits.  Africanas de  Língua Portuguesa

Especialização   em   Educação   Profissional Integrada   à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos

Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Sandra da Silva Viana

Graduação em Pedagogia

Especialização em Educação para Gestão Ambiental

Mestrado em Ensino de Ciências

Valeria da Silva Vieira

Graduação em Biologia

Mestrado em Educação

Doutorado em Educação

Pós-Doutorado em Educação

William Eduardo da Silva

Bacharelado e Licenciatura em Letras

Mestrado em Letras

 

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

TCCs da turma de 2016

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL REFLETIDA NO COTIDIANO DA EJA: concepções e demandas no âmbito de escolas de Belford Roxo e Mesquita

Autor(a): Adriana Amaral do Nascimento Santos

Orientador(a):  Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim

 

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESPAÇO-TEMPO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA O PROFESSOR EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor(a): Alcicléa Ramos dos Santos

Orientador(a):  Prof.ª Dr.ª. Sandra da Silva Viana

Coorientador: Prof. Ms. Rony Pereira Leal

 

Título: OFICINAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES EM EJA: TROCAS E CONSTRUÇÕES DE SABERES

Autor(a): Ana Claudia de Araujo

Orientador(a):  Prof ª. Dra. Sandra Viana da Silva

Coorientador: Prof. Ms. Rony Pereira Leal

 

Título: INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E SEUS REFLEXOS NA EJA: uma proposta interdisciplinar

Autor(a): Anselmo Martins Saldanha

Orientador(a):  Profa. Dra. Sandra da Silva Viana

Coorientador: Prof. Ms. Rony Pereira Leal

 

Título: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O PROGRAMA PROJOVEM URBANO DO MUNICÍPÍO DE SÃO JOÃO DE MERITI 2014/ 2016 

Autor(a): Antônio Lima de Almeida Neto

Orientador(a): Tania Maria Almenara da Silva

 

Título: A QUESTÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MESQUITA: Percepções dos agentes envolvidos

Autor(a): Bruna Grasiela Lopes da Silva de Carvalho 

Orientador(a):  Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim 

 

Título: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA FREIREANA 

Autor(a): Elaine de Araújo Guimarães

Orientador(a):  Prof.ª Drª. Claudia de Souza Teixeira

 

Título: RODAS DE LEITURA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor(a): Luana Machado Florindo

Orientador(a):  Prof.ª Dr.ª. Sandra da Silva Viana 

Coorientador: Prof. Ms. Rony Pereira Leal

 

Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor(a): Maria Cláudia Santos Sousa de Barros

Orientador(a):  Profª. Drª. Claudia de Souza Teixeira

 

Título: O uso do aplicativo IBGE como recurso em turmas de EJA em uma escola municipal de Nova Iguaçu  

Autor(a): Tiago da Silva Lyra 

Orientador(a): Prof. Dr. Jupter Martins de Abreu Júnior  

 

TCCs da turma de 2015

Título: COMPREENSÃO LEITORA E ENSINO DE LEITURA NO PROEJA 

Autor(a): Ana Lídia Gonçalves Medeiros

Orientador(a):  Prof.ª Drª Claudia de Souza Teixeira

 

Título: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: desafios docentes no contexto de uma escola da Baixada Fluminense

Autor(a): Louise Nogueira Deluca Gouvêa

Orientador(a):  Profª . Ms. Fernanda Paixão de Souza Gouveia 

 

Título: O PROJETO INTEGRADOR E A FORMAÇÃO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO PRELIMINAR.

Autor(a): Rafael Pereira Santana

Orientador(a):  Prof. Dr. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame

 

Título: PÓS-GRADUAÇÃO EM EJA DO IFRJ DE NILÓPOLIS E A FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR DOS SEUS ALUNOS E EX-ALUNOS

Autor(a): Sergio Pizzott Rodrigues dos Santos 

Orientador(a): Prof.ª Dr. Alexandre Maia do Bomfim

 

Título: O SUJEITO INDÍGENA NO MATERIAL DIDÁTICO: análise dos livros do projeto EJA GUARANI 

Autor(a): Yagam Rebeca da Silva

Orientador(a): Profº Dr Alexandre Maia do Bomfim

 

 

TCCs da turma de 2014

Título: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA INTEGRADO DA UFRJ:A INTERFERÊNCIA DOS FATORES INTRA E EXTRAESCOLARES NESSE PROCESSO EDUCATIVO 

Autor(a): Carla Beatris Barreto dos Reis

Orientador(a):  Prof.ª Dra. Valéria Vieira

 

Título: A INTERCULTURALIDADE NA NOVA EJA: por uma sociedade mais democrática e cidadã ?

Autor(a): DANIELLE ALVES DA SILVA FIGUEIREDO

Orientador(a):  Profª Drª Claudia de Souza Teixeira

 

Título: NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOCIÊNCIAS: O USO DO GOOGLE EARTHTM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Autor(a): Edson Borges Filadelfo

Orientador(a):  Profª. Drª. Valéria Vieira

 

Título: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA

Autor(a): Nelma Barcelos do Carmo

Orientador(a): Jupter Martins de Abreu Júnior

 

Título: JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A TEORIA DIANTE DE UMA ESTRATÉGIA, A EJA VESPERTINA, NUMA ESCOLA DE PIRAÍ-RJ

Autor(a): Nivia Maria Vieira da Silva 

Orientador(a):

 

Título: CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A BUSCA POR SER MAIS

Autor(a): Katyucha Ramos Barreto

Orientador(a):  Profª. Drª Valéria Vieira

 

Título: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EJA: UMA PROPOSTA DE CURSO

Autor(a): Sylvia Regina de Azeredo Coutinho Lopes Alves

Orientador(a): William Eduardo da Silva

 

TCCs da turma de 2013

Título: A IMPORTÂNCIA DA "SALA DE LEITURA" PARA A EJA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE DUQUE DE CAXIAS

Autor(a): Ana Paula Lopes dos Santos Gonçalves

Orientador(a): Profª Drª Claudia de Souza Teixeira

 

Título: O ENSINO DA LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DA EJA

Autor(a): Angela Pereira Nunes dos Santos

Orientador(a): Profª Drª  Angela Maria da Costa e S. Coutinho

 

Título: A FORMAÇÃO ESPECIFICA DE EDUCADORES PARA O PROEJA: UM DEBATE NECESSÁRIO

Autor(a): Carlos Alberto G. Pimentel Jr

Orientador(a):

 

Título: EJA E EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA DO IFRJ DE DUQUE DE CAXIAS

Autor(a): Renata Barbosa Castro de Oliveira

Orientador(a):

 

Título: A Aula-passeio em Geografia: uma vivência com jovens e adultos numa escola pública da Baixada Fluminense

Autor(a): Sergio Vieira da Silva

Orientador(a):

 

TCCs da turma de 2012

Título: CONTRIBUIÇÕES DAS NOÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GRANDEZAS PROPORCIONAIS NA EJA 

Autor(a): Adriana de Barros Leite Thorstensen

Orientador(a): Heitor Achilles Dutra da Rosa

 

Título: O OLHAR DOCENTE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROEJA  

Autor(a): Luana Pinheiro Franco Ferreira 

Orientador(a):  Prof. Me. William Eduardo da Silva 

 

Título: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: UMA CRÍTICA À PERSPECTIVA DO VOLUNTARIADO

Autor(a): Márcia Conceição Moreira

Orientador(a):

 

Título: O PAPEL DAS TICs NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NILÓPOLIS (RJ) 

Autor(a): Maria Cândida Martins 

Orientador(a):  Profª Drª Claudia de Souza Teixeira

 

Título: Os caminhos das políticas públicas voltadas para jovens e adultos no Brasil nas décadas de 1990 e 2000 (Resumo)

Autor(a): Pedro Antonio Rodrigues Neto 

Orientador(a):

 

Título: A RIQUEZA DO SABER: opção metodológica e diálogo com Paulo Freire

Autor(a): Rita de Cassia Porto dos Santos

Orientador(a):  Janaína de A. Corenza

 

Título: O mote da Educação Profissional para a Questão da Alfabetização de Adultos: uma avaliação do PROEJA FIC 

Autor(a): Rosangela Pinheiro dos Santos

Orientador(a): Prof Dr Alexandre Maia do Bomfim

Eventos: 

Em construção.

Calendário: 

 

Calendário 2020 - Clique aqui

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS