Logo IFRJ

Linguagens Artísticas, Cultura e Educação - Campus Nilópolis

Linguagens Artísticas, Cultura e Educação
Informações Gerais: 

O curso de Especialização em Linguagens artísticas, Cultura e Educação vem atender a uma carência de reflexão crítica sobre os bens culturais e suas interrelações com a Cultura e a Educação. O universo da produção intelectual nesta área tem sido alvo de estudos (OLIVEIRA,2007), principalmente, por parte de profissionais da educação e das artes, em programas como o de Pós-graduação em Educação da Puc-Rio, e que contemplam tanto a cultura desenvolvida na escola quanto a divulgada por meio das linguagens artísticas e dos produtos da Indústria Cultural. Apesar desses esforços, constata-se a necessidade de se ampliar o campo das reflexões acadêmicas a respeito dessa temática no universo da Produção Cultural. O curso procura contemplar duas linhas de pesquisa - Linguagens Artísticas e Cultura e Linguagens Artísticas e Educação.

Linguagens Artísticas e Cultura: parte dos estudos das linguagens artísticas e suas inter-relações com a Cultura em seus diversos aspectos, por meio de uma abordagem crítica da figura do educador, do artista ou do produtor como sujeito cultural inserido de maneira decisiva no contexto da contemporaneidade, com vistas à formação de agentes culturais.

Linguagens Artísticas e Educação: abrange a investigação das diferentes linguagens artísticas dos pontos de vista teórico e da produção artística, no âmbito da formação inicial e continuada de professores de artes e agentes dinamizadores do universo cultural.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro entende ser tarefa de seus professores e pesquisadores das áreas da linguagem, das artes, da cultura e das ciências aceitar o desafio de aprofundar essas investigações em favor da sociedade, a fim de oferecer oportunidade para que produtores culturais, professores e educadores se capacitem para estudar, pesquisar e recriar as mensagens e as produções contemporâneas, tanto as veiculadas pela escola quanto as produzidas pela indústria cultural. Entende-se que, na Baixada Fluminense, onde estamos localizados, e no Rio de Janeiro, em geral, haja um número considerável de profissionais, tanto da cultura quanto da educação, a ser beneficiado por uma formação, em nível de especialização, que lhes possibilitará melhor qualidade no que se refere à abordagem das mensagens artísticas, dos meios de comunicação consagrados e das novas mídias. O Programa de Especialização em Linguagens artísticas, Cultura e Educação visa atender, assim, à demanda de atualização dos profissionais dessas áreas.

Local: Campus Nilópolis - Rua Coronel Délio Menezes Porto, 1045, Centro, Nilópolis /RJ CEP 26530-060

Horário: Quintas-feiras, das 7h às 18h

Coordenador(a): Fernanda Delvalhas Piccolo    
Email : fernanda.piccolo@ifrj.edu.brlace@ifrj.edu.brspg.cnil@ifrj.edu.br;

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 3236-1817

Carga Horária do Curso: 360 horas

Portaria de Regulamentação do Curso: Resolução Nº07 de 25/02/2016 

Processo Seletivo: 

Inscrições abertas de 24/07 a 25/08/2019 - Clique Aqui

Período para solicitação de Isenção - 24 a 29/07/2019

EDITAL 14/2019 - NOVO!

Anexo 9 - Lato Sensu – Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação – Campus Nilópolis

 

Linhas de Projetos: 

Linha de pesquisa Linguagens Artísticas e Cultura

Investiga as relações entre linguagens artísticas e cultura, especialmente, os processos de produção e fruição de bens, serviços e culturais, a constituição das identidades, bem como

investiga o conceito de Gestão Cultural desenvolvido em espaços públicos e privados, como também a Gestão de Projetos Culturais, formais e não formais, especialmente projetos de ocupação do espaço urbano, a fim de promover uma maior interação entre academia e comunidade.

Projetos de pesquisa associados

Linguagens artísticas, cultura e a (des)constituição das identidades

O presente projeto busca investigar e analisar a maneira como, na sociedade contemporânea, as identidades culturais, étnicas, de gênero e outras são tanto articuladas e expressas mediante as diversas linguagens artísticas, quanto essas linguagens artísticas constituem e constroem identidades. Ainda, busca analisar os conflitos e as mediações socioculturais e artísticas decorrentes das interações entre diferentes subjetividades.

Cultura, cidadania e espaço urbano

Esse projeto visa promover o encontro produtivo entre pesquisadores do IFRJ e os participantes de projetos culturais das periferias, incentivando o debate, a pesquisa e a produção de conhecimento compartilhada, analisando e sugerindo novos modelos de Gestão.

 

Linha de pesquisa Linguagens Artísticas, Educação e Alteridade

Investiga os processos educativos de professores, estudantes e comunidades nas diversas linguagens artísticas em espaços informais, não-formais e formais.

Projetos de pesquisa associados

Linguagens artísticas e alteridade como práticas educativas

Analisa e interpreta as práticas artístico-culturais que se dão no âmbito informal, compreendendo a relação com o outro como determinante para a emergência da criatividade e como princípio organizador da produção de sensibilidades, conhecimentos e sentidos.

Linguagens artísticas e práticas formativas

Analisa a utilização das linguagens artísticas nas práticas desenvolvidas em espaços de educação formal e não formal.

Disciplinas: 

PRIMEIRO SEMESTRE

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (Horas) PROFESSORES
Metodologia da Pesquisa I 15 Claudia de Souza Teixeira
Sociologia e Antropologia da Arte e da Cultura 45

Fernanda Delvalhas Piccolo /

Fernando Ribeiro Brame

Educação, política, ética e subjetividade na contemporaneidade 30 Edson de Barros Menezes
Industria Cultural e as novas mídias 45 Tiago Monteiro/Renata Silencio
Poéticas da Imagem e do Som 45 Tiago Monteiro
Total 180  

SEGUNDO SEMESTRE

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (Horas) PROFESSORES
 Estudos Culturais 30 Jorge Caê Rodrigues
Políticas Culturais 30 João Guerreiro
Cultura Visual e Pensamento Crítico 45 Tadeu Mourão/Jorge Caê Rodrigues
Metodologia da Pesquisa II 15

Cláudia de Souza Teixeira/

Renata Silencio de Lima

Literatura e Teatro 45

Claudia de Souza Teixeira/

Angela Maria da Costa e Silva Coutinho

Elaboração de Projeto 15 Fernanda Delvalhas Piccolo
Total 180  

TERCEIRO SEMESTRE

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (Horas) PROFESSORES
TCC I 0 Fernanda Delvalhas Piccolo
Total 360  
Corpo Docente: 

Nome

Formação

Angela Maria da Costa e Silva Coutinho

 

Possui graduação em  Licenciatura plena em Letras - Língua portuguesa e Literaturas de língua portuguesa (UFF), Pós-graduação Lato sensu em Língua Portuguesa  e Literatura Infanto-juvenil, mestrado (em Literatura Brasileira)  e doutorado em Letras - Literatura Comparada (UFF) 

http://http://lattes.cnpq.br/5494081890920654

 

Claudia de Souza Teixeira

 

Possui graduação em Letras (Português- Inglês), mestrado e doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro 

http://http://lattes.cnpq.br/4204167672741814

 

Carla Beatriz Benassi

 

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Licenciatura do Ensino Fundamental e Médio pela UCAM. Especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pelo Departamento de História da PUC-Rio e Mestrado em História e Crítica de Arte pelo Instituto de Artes da UERJ.

 http://lattes.cnpq.br/0350440375672747

 

Edson Barros de Menezes

 

Possui bacharelado e Licenciatura em Filosofia, Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea e Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em periferias urbanas (UERJ)

http://lattes.cnpq.br/3523892140514342

 

Fernanda Delvalhas Piccolo

 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). 

http://http://lattes.cnpq.br/2173611629931966

 

Fernando Ribeiro Gonçalves Brame

 

Possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1994), Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1995), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010).

 http://lattes.cnpq.br/7109855630340465

 

João Luiz Guerreiro Mendes

 

Possui graduação em Ciências Econômicas (UFF), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional e Doutorado em Serviço Social (UFRJ) 

http://lattes.cnpq.br/5365537491597065

 

Jorge Luís P. Rodrigues | Caê

 

Possui graduação em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), graduação em Licenciatura Em Educação Artística pelo Instituto Metodista Bennett (1999), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2007), com bolsa sanduíche na Brown University - USA.

 http://http://lattes.cnpq.br/8462437839304566

 

Tiago José Lemos Monteiro

 

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, é Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e possui graduação em Comunicação Social (Radialismo) pela mesma instituição (2004). 

http://http://lattes.cnpq.br/4954471388974809

 

Renata Silencio de Lima

 

Possui bacharelado em Produção Cultural, MBA em Turismo e Especialização  em Acessibilidade Cultural 

http://lattes.cnpq.br/4837112975319392

 

 

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

TCCs da turma de 2016

Título: CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autor(a): Ana Claudia Domingos Cajazeira

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Claudia de Souza Teixeira

 

Título: FORMAÇÃO DE PLATEIA E DANÇA CONTEMPORÂNEA: Uma relação em construção

Autor(a): Caroline Abreu dos Santos Dias 

Orientador(a): Prof. Esp. Renata Silencio de Lima

 

Título: AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DA FESTA DE SÃO PEDRO DOS PESCADORES DE JURUJUBA- NITERÓI/ RJ A PARTIR DE MAPAS MENTAIS

Autor(a): Denise David Caxias

Orientador(a): Prof.ª Drª. Claudia de Souza Teixeira 

 

Título:  PRODUÇÃO DO CURTA DOCUMENTÁRIO “CANDELÁRIA SAPECAÍ”

Autor(a): Janice Morais de Mendonça

Orientador(a): Prof. Dr. João Guerreiro

 

Título: PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “O FUTURO É FEMININO”

Autor(a): Júlia Carolina do Nascimento Santos Medici

Orientador(a): Prof. Dr. Tiago José Lemos Monteiro

 

Título: CULTURA VISUAL E A CONSTRUÇÃO DE ESTAMPAS

Autor(a): Patrícia Pereira Acosta

Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luís P. Rodrigues | Caê

 

Título: A BONECA DO EU: Diversidade étnico-racial e autorepresentação nos brinquedos infantis

Autor(a): Priscilla da Silva Lopes Gavilão Faria 

Orientador(a): Profa. Dra. Fernanda Delvalhas Piccolo

 

Título: DOCE

Autor(a): Rodrigo Claro Vieira

Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luís Pinto Rodrigues

 

Título: MAPEAMENTO AFETIVO E CRIATIVO DA UNIVERSIDADE DAS QUEBRADAS NO RIO DE JANEIRO: 
Um estudo de caso sobre o perfil dos quebradeiros do ano de 2017. 

Autor(a): Samanta Rita Sironi

Orientador(a): Prof. Dr. João Luiz Guerreiro Mendes 

 

TCCs da turma de 2015

Título: UMA DISCUSSÃO SOBRE ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE: Estudo de Caso do Artista Romero Britto 

Autor(a): Adriana Reis da Silva

Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luís P. Rodrigues | Caê

 

Título: O MENINO QUE DORMIA DENTRO DO SEU CHAPÉU: uma contação de história para crianças com a temática morte

Autor(a): Amanda de Souza Melo

Orientador(a):  Profa. Dra. Ângela Coutinho

 

Título: NÃO SE NASCE MALÉVOLA, TORNA-SE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NOS CONTOS DE  FADAS

Autor(a): Carla Eloi Oliveira da Silva

Orientador(a): Prof. Doutor Tadeu Mourão

 

Título: LINGUAGEM TEATRAL E RECEPÇÃO: o espetáculo musical

Autor(a): Marcelo Nogueira Mattos

Orientador(a): Profª. Drª.  Ângela Maria da Costa e Silva Coutinho

 

Título: BARROCO NO RIO DE JANEIRO: a representação da arte barroca nos eventos culturais da cidade 

Autor(a): Maria Aparecida Magalhães dos Santos

Orientador(a):  Prof. Esp. Renata Silencio de Lima

 

Título: A COREOPOLÍTICA NA ORDEM ESCOLAR

Autor(a): Massuel dos Reis Bernardi

Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame

 

Título: PALAVRAS FECHADAS: Livros-objeto

Autor(a): Mozileide Neri Barbosa

Orientador(a):  Prof. Dr. Tadeu Mourão

 

Título: O OLHAR REAL IRREAL 

Autor(a): Perla Cordeiro Gomes

Orientador(a):  Prof. Esp. Renata Silencio de Lima

 

Título: O CIRCO CARIOCA E A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO COMO PICADEIRO NO SÉCULO XXI

Autor(a): Sluchem Tavares Cherem 

Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame

 

TCCs da turma de 2014

Título: MOVIMENTO BOOKTUBERS: Leitores 2.0 e suas práticas emergentes de mediação de leitura

Autor(a): Andressa Abraão Costa

Orientador(a): Prof.ª Drª Claudia de Souza Teixeira

 

Título: Intervenções Urbanas e Estudos Queer: A Imagética Queer no Grafite

Autor(a): Carolina Beatriz Lessa Monteiro

Orientador(a): Professor Doutor Jorge Luís P. Rodrigues (Caê)

 

Título: MULHERES NO CANDOMBLÉ: Uma análise da relação entre crença e prática social

Autor(a): Dariana Nogueira de Abreu

Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Mourão dos Santos Lopes Zaccaria

 

Título: O ENSINO DE ARTE: Questões de gênero no Ensino Fundamental 

Autor(a): Tatiana da Silva Ramos Batista

Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luís P. Rodrigues

 

Título: DIVINAS: O sagrado feminino ancestral e o feminino contemporâneo através do processo criativo em dança

Autor(a): Tulani Pereira da Silva

Orientador(a):  Prof. Dr. Tadeu Mourão Lopes

 

TCCs da turma de 2013

Título: GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS: Um estudo de caso da Casa da Cultura da Baixada

Autor(a): Flávia Sousa Lima

Orientador(a): Profº. Dr. João Luiz Guerreiro Mendes

 

Título: BAIXADA CULTURAL: OS COLETIVOS E AS REDES DE  PRODUÇÃO CULTURAL INDEPENDENTE NA REGIÃO

Autor(a): Leonardo de Freitas Onofre

Orientador(a): Profa. Dra. Fernanda Delvalhas Piccolo

 

Título: OS COMPONENTES CULTURAIS  NAS QUESTÕES DE LÍNGUA ESPANHOLA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Autor(a): Lívia Santos de Souza

Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Brame

 

Título: RESUMO

Autor(a): Luiz Santos de Pontes 

Orientador(a):

 

Título: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS MIDIÁTICAS NAS MANIFESTAÇÕES DE 2013 NO BRASIL.

Autor(a): Luz Mariana Blet

Orientador(a): Prof. Dr. Tiago José Lemos Monteiro

 

Título: MUSEU DO CARNAVAL DARCY RIBEIRO: um sonho realizado?

Autor(a): Maria Inês Franco de Souza Antunes

Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luís P. Rodrigues

 

Título: O HOMEM DIPIRONA: A INFLUÊNCIA DOS ARTISTAS NA CONSTRUÇÃO DO MITO DA SAÚDE

Autor(a): Marizângela Faustino França

Orientador(a): Profª. Drª. Verônica Pimenta Velloso.

 

Título: ARTE E INCLUSÃO: uma perspectiva cultural

Autor(a): Myrna Stefanie de Faria Trotta Silva

Orientador(a): Prof. Mestre Tadeu Mourão

 

Título: SABERES E PRÁTICAS DOS EDUCADORES DE PROJETOS SOCIOCULTURAIS POPULARES

Autor(a): Patrícia Pizzigatti Klein

Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame

 

TCCs da turma de 2012

Título: A CONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS IMAGÉTICOS DOS VILÕES NOS CONTOS DE FADAS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENHO INFANTIL

Autor(a): Beatriz dos Santos de Mello

Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luís P. Rodrigues

 

Título: BORDADOS, MEMÓRIA E REMEMORAÇÃO

Autor(a): Cristina de Oliveira Caetano

Orientador(a): Profº Msc. Tadeu Mourão dos Santos Lopes Zaccaria

 

Título:  FESTA DE CORPUS CHRISTI EM PARACAMBI/BAIXADA FLUMINENSE 

Autor(a): Daniele Cristina Ricardo dos Santos

Orientador(a): Prof. Dra. Fernanda Delvalhas Piccolo

 

Título: GRAFISMOS URBANOS COMO CONSTITUINTES DA IDENTIDADE DAS CIDADES

Autor(a): Priscila Pereira de Moraes

Orientador(a): Prof. Doutor Tiago José Lemos Monteiro

 

Título: JONGO DE PINHEIRAL: e a difícil missão de ser cultura popular

Autor(a): Sheila Suzane Pereira da Silva

Orientador(a): Prof. Dr. Álvaro Neder

 

Título: ENTRE APROPRIAÇÕES DE IMAGINÁRIOS E CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES: AS REPRESENTAÇÕES DO “FEMININO” NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

Autor(a): Thaís Lopes Basilio

Orientador(a): Prof. Doutor Alvaro Simões Corrêa Neder

 

Título: ABREM-SE AS CORTINAS: o teatro como proposta de ação política e cultural

Autor(a):  Viviane Jordão Pinheiro de Lima 

Orientador(a): Profª Drª Cláudia de Souza Teixeira

 

Eventos: 

Em construção.

Calendário: 

 

Calendário 2020 - Clique aqui

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS