Logo IFRJ

Práticas de Letramento - Campus São João de Meriti

Informações Gerais: 

O curso tem como objetivo possibilitar a especialização de professores para o planejamento, implementação e execução de projetos e metodologias de ensino em diferentes práticas de letramento na escola. 

Público-alvo: Profissionais licenciados em diversas áreas que atuam ou tenham interesse em atuar na Educação Básica

Coordenação: Prof. Dr. Marcel Alvaro de Amorim

Local: Campus São João de Meriti - Rua Vala da Divisa, s/n, Coelho da Rocha, São João de Meriti, CEP: 25.550-110

Telefone: (21) 3293-6077

E-mail: marcel.amorim@ifrj.edu.br

Horário do curso: Sábado – das 8h às 18h.

Portaria de regulamentação: 

Carga horária: 360 horas                                       

 

Processo Seletivo: 

O curso terá uma entrada por ano letivo do IFRJ. Serão oferecidas 20 (vinte) vagas por turma. O processo seletivo, regulamentado por edital específico, constará de 3 (três) fases: análise da carta de intenção, análise de currículo e entrevista.

Inscrições abertas de 24/07 a 25/08/2019 - Clique Aqui

Período para solicitação de Isenção - 24 a 29/07/2019

EDITAL 14/2019 - NOVO!

Anexo 20 - Lato Sensu – Especialização em Práticas de Letramento – Campus São João de Meriti

Linhas de Projetos: 

Linha de pesquisa 1 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO

Esta linha de pesquisa engloba estudos que abordem perspectivas macro e micro nos estudos de práticas de letramento na escola, incorporando discussões sobre o lugar da escola na sociedade, o papel da educação na construção de cidadãos críticos e a relação entre a escola e a sociedade hipermidiática, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

Projetos de pesquisa associados:

 

  1. Práticas de Letramentos, Escola e Mídias

Estuda questões relacionadas ao papel da educação no desenvolvimento de práticas de letramento escolares na atualidade e à formação crítica do educando para vida numa sociedade hipermidiática, no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Investiga também as abordagens e os reflexos dessas temáticas nas diversas disciplinas do currículo escolar e nos discursos da escola, dos documentos oficiais orientadores do ensino-aprendizagem e em livros e materiais didáticos.

Professores afiliados: Luiz Alberto Chaves Junior, Dione Sousa Albuquerque de Lima, Daysi Lúcidi Gomes e Isaque de Souza Rodrigues.

 

 

b) Práticas Discursivas e Letramentos Plurais

Envolve estudos teóricos e empíricos que investiguem processos de construção de diferentes facetas indentitárias - como raça, classe social, gênero, sexualidade e idade - e sua relação com práticas de letramento em contextos formais de ensino-aprendizagem (sobretudo na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos - EJA). Desse modo, é também objetivo desta linha de pesquisa compreender o lugar de discursos alternativos sobre diferentes formas de vida no mundo social e o papel da escola em construir práticas educativas mais inclusivas.

Professores afiliados: Luiz Alberto Chaves Junior, Tânia Maria Almenara da Silva, Maria Aparecida Gomes Ferreira e Alberto Alvadia Filho.

Linha de pesquisa 2 - PRÁTICAS DE LETRAMENTOS EM LÍNGUAS/LITERATURAS E MATEMÁTICA

Esta linha de pesquisa abrange reflexões teórico-críticas sobre práticas de letramento no processo de ensino-aprendizagem de línguas/literaturas e matemática no contexto da educação básica escolar, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

Projetos de pesquisa associados:

 

a) Práticas de Letramentos em Línguas/Literaturas

Estuda o papel de práticas de ensino-e-aprendizagem de línguas, literaturas e de habilidades linguísticas (ler, escrever, escutar e falar) em práticas de letramento escolares. Compreende também estudos sobre práticas de letramento múltiplos que permitam a construção do educando enquanto agente crítico do mundo hipermidiático. Envolve pesquisas que se voltem para a investigação de práticas em sala de aula, bem como de documentos orientadores do ensino-aprendizagem, materiais e livros didáticos.

Professores afiliados: Marcel Alvaro de Amorim, Anne Katheryne Estebe Maggessy e Maria Aparecida Gomes Ferreira.

 

b) Práticas de Letramento em Matemática

Envolve estudos de práticas de letramento na área de Matemática, englobando o papel das habilidades matemáticas, lógicas e estatísticas no processo de construção de um educando crítico para o mundo contemporâneo. Analisa ainda os discursos oficiais sobre ensino de Matemática na educação básica, com o objetivo de se pensar novas práticas para o ensino-e-aprendizagem dessa disciplina, bem como a análise e produção de material didático para uso em contextos formais e/ou digitais da educação básica.

Professores afiliados: Isaque de Souza Rodrigues, Loise Tarouquela Medeiros e Dione Sousa Albuquerque de Lima.

Disciplinas: 

                                                                               PRIMEIRO SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Nº DE CRÉDITOS

PROFESSOR

Práticas de Letramento e a Escola

45h

3

Luiz Alberto Chaves Junior

Letramentos plurais: gênero, sexualidade e raça

30h

2

Maria Aparecida Gomes Ferreira

Letramentos midiáticos I: cibercultura e as tecnologias da informação

30h

2

Dione Sousa Albuquerque de Lima

Práticas de Letramento na área de Linguagens

30h

2

Anne Katheryne Estebe Maggessy

Práticas de Letramento Matemático

30h

2

Isaque de Souza Rodrigues

Metodologia de Pesquisa em Educação

15h

1

Daysi Lúcidi Gomes Farias

Carga horária total do semestre: 180 horas.

 

                                                                              SEGUNDO SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Nº DE CRÉDITOS

PROFESSOR

(Multi)Letramentos e Material Didático

45 h

3

Marcel Alvaro de Amorim

Letramentos midiáticos II: as mídias na educação

30h

2

Dione Sousa Albuquerque de Lima

Práticas de Letramento na EJA

30h

2

Tânia Maria Almenara da Silva

Sociedade, Cultura e Escola

30h

2

Alberto Alvadia Filho

Elaboração de Projeto

45h

3

Loise Tarouquela Medeiros

Carga horária total do semestre: 180  horas.

 

                                                                         TERCEIRO SEMESTRE

TCC I

Não há

Sem crédito

 Orientador do aluno

 

                                                                          QUARTO SEMESTRE

                                                                                 (EVENTUAL)

TCC II

Não há

Sem crédito

 Orientador do aluno

Corpo Docente: 

NOME

FORMAÇÃO

LINK LATTES

Alberto Alvadia Filho

Mestrado

http://lattes.cnpq.br/9178140553632679

Anne Katheryne Estebe Maggessy

Doutorado

http://lattes.cnpq.br/1018469327563449

Daysi Lúcidi Gomes de Farias

Mestrado

http://lattes.cnpq.br/3409583162299638

Dione Sousa Albuquerque de Lima

Mestrado

http://lattes.cnpq.br/5927811349444980

Isaque de Souza Rodrigues

Mestrado

http://lattes.cnpq.br/3556626961060157

Loise Tarouquela Medeiros

Mestrado

http://lattes.cnpq.br/0857340130019092

Luiz Alberto Chaves Junior

Mestrado

http://lattes.cnpq.br/3687023868676891

Marcel Alvaro de Amorim

Doutorado

http://lattes.cnpq.br/3847631843846476

Maria Aparecida Gomes Ferreira

Doutorado http://lattes.cnpq.br/9040220316334083

Maria Gabriella Mayworm de Castro

Mestrado http://lattes.cnpq.br/7930313966975567

Patrícia Grasel da Silva 

Doutorado  http://lattes.cnpq.br/8163480874525368

Roni Costa Ferreira 

Mestrado  http://lattes.cnpq.br/1655236800124634

Tânia Maria Almenara da Silva

Mestrado

http://lattes.cnpq.br/5813250945547387

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

Em construção

Eventos: 

Em construção

Calendário: 

 

Calendário 2020 - Clique aqui

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS