Evento histórico homenageia servidores na Reitoria

O IFRJ realizou no dia 16 de maio um evento histórico para homenagear servidores com 30 anos ou mais na Instituição. O auditório da Reitoria estava lotado, recebendo representantes de diversos campi.
A mesa de abertura foi composta pelo reitor Rafael Almada, pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Valorização de Pessoas, Bruno Campos; pelo diretor da Gestão e Valorização de Pessoas, Heleno Lima e por Edislene Galhartes, da Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal.
O reitor disse que uma das prioridades em sua gestão é a valorização do servidor, e que o objetivo é sempre realizar atividades como a homenagem aos servidores. “Vocês não imaginam o quanto tentamos agilizar as coisas, mas a verdade é que muitas vezes caímos num ambiente em que a burocracia nos consome, e isso dificulta tudo. E por isso, por mais que a DGP se esforce, é difícil fazer algo tão importante e rico como esse momento que vivemos agora”.
Rafael explicou que foi preciso passar pelos problemas que surgiram na organização do evento, e que causou alguns entraves. “Mas seguimos, porque sabíamos o quanto seria essencial fazer acontecer”.
O reitor também lembrou de sua trajetória, e que ali na plateia havia professores da sua época de aluno. Pessoas que ele fizeram parte de seu caminha na Instituição e na vida.
Bruno Campos também mergulhou nas suas memórias e trouxe de volta momentos em que era um discente cheio de ideias e planos. “Sem a experiência de vocês eu não seria quem eu sou. Porque as lições diárias motivaram não apenas minhas escolhas profissionais, mas também ajudaram a me fazer como pessoa, como cidadão. Eu acredito que todos nós, professores e técnicos, somos de alguma forma educadores. Então eu só tenho a agradecer por estar aqui hoje, na presença de você”.
Heleno e Edislene estavam emocionados e com a sensação de dever cumprido pela organização do evento. “Temos aqui hoje pessoas que construíram a base do que é o instituto. Tudo que somos e temos se deve ao esforço, ao suor e ao amor de cada um de vocês”, disse Heleno.
Rafael aproveitou para lembrar dos servidores que não puderam comparecer à Reitoria e também dos que faleceram, e que seriam homenageados no evento. Ele disse que o auditório da Reitoria em breve receberá o nome de Carlos Henrique Sousa Silva, que trabalhava na DGP.
Parece que foi ontem
A servidora Vera Lúcia de Souza, Campus Nilópolis, lembrou de seu início, desde os tempos em que havia a Escola Técnica Federal de Química. “O que não mudou foi o amor, a vontade de todos que gostavam do que faziam em brigar pelo Instituto. E passamos por momentos tão difíceis, quando o mais fácil talvez fosse desistir, mas que ao mesmo tempo nos fazia brigar com mais vontade, até que o IFRJ estivesse, enfim, consolidado. Quero reafirmar o grande amor que tenho pelo IFRJ, pelas pessoas que o fazem ser esta referencia na educação”. Vera também reservou um tempo para fazer um destaque, “Não poderia encerrar sem falar do nosso grande mestre, o professor Manoel Virgílio, graças ao seu exemplo, conseguimos sobreviver e viver esse grande amor, para estamos todos juntos aqui, hoje”..
Jefferson Amorim, Campus Rio de Janeiro, agradeceu e se emocionou. “É uma honra está aqui com todos vocês. Parabéns à Comunicação e ao DGP por reunirem essas pessoas tão maravilhosas. Sou muito grato a todos que conheci ao longo desse caminho e guardo um espaço bem especial em meu coração para o Campus Nilópolis, onde vivi alguns dos melhores momentos da minha vida”.
Em seguida os servidores presentes receberam das mãos de Rafael Almada a tão aguardada homenagem.
