Logo IFRJ

IFRJ participa do I Encontro de Tecnologia Social da Região Sudeste

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), por meio da Diretoria Adjunta de Relações com Arranjo Produtivo e Social da Pró-Reitoria de Extensão (DRAPS/PROEX), marcou presença na Feira de Extensão Tecnológica e Tecnologia Social do I Encontro de Tecnologia Social da Região Sudeste, realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (ABEPETS), Fundação Banco do Brasil (Fundação BB), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A programação contou com a participação de incubadoras da USP, UNICAMP e UFOP, pesquisadores(as), representantes de movimentos sociais, gestores públicos, estudantes e diversos atores comprometidos com a construção de um desenvolvimento mais justo e inclusivo.

A presença do IFRJ contribuiu para a troca de experiências e o fortalecimento das ações voltadas à economia solidária nos campi. “A participação do IFRJ num evento de tecnologia social de dimensão regional proporcionou a construção de espaços de articulação com demais pesquisadores, instituições e universidades, a visibilidade aos projetos extensionistas desenvolvidos a partir dos princípios da economia solidária nos campi e o fortalecimento das iniciativas que integram o IFRJ, a comunidade e as políticas públicas”, destacou a técnica em Assuntos Educacionais Débora Quirino, da DRAPS/PROEX.

Durante o encontro, estudantes e servidores que atuam na incubadora de economia solidária do campus Niterói, sob coordenação da professora Etiane, e no Projeto Quiama, do campus São Gonçalo, coordenado pela professora Carmelita, apresentaram as ações desenvolvidas em seus territórios e demais projetos do instituto voltados aos trabalhadores da economia solidária.

Para o estudante Henrique Andrade, da pós-graduação em Gestão do Projeto Ambiental (IFRJ – Niterói) e membro da Incubadora de Tecnologia Social de Niterói, o evento reafirmou o papel transformador da extensão: “A experiência de compartilhar um pouco do nosso trabalho, bem como ouvir e ser ouvido, foi de grande valor. O evento reforçou e concretizou na prática o que tanto se fala sobre o papel da extensão nas instituições de ensino e a oportunidade de estar em rede, o que contribui para potencializar a ciência e a economia solidária.”

O professor Dr. Felipe Addor, diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ) e integrante da comissão organizadora do Encontro, avaliou de forma positiva a participação do IFRJ: “O stand do IFRJ foi um dos mais movimentados de toda feira, e permitiu que o corpo social da UFRJ pudesse conhecer melhor o importante trabalho que os Institutos Federais desenvolvem nos territórios. Além disso, eles tiveram participação ativa nas mesas redondas do Encontro de Tecnologia Social. Esperamos poder contar com a participação do IFRJ na feira nos próximos anos.”

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS