IFRJ realiza aula inaugural da terceira turma da Vivência Internacional dos Técnicos Administrativos no Instituto Politécnico de Viana do Castelo

A aula inaugural da terceira turma do programa de Vivência Internacional dos Técnicos Administrativos do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), realizada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Portugal, aconteceu na manhã de segunda-feira, 12 de maio de 2025.
A mesa de abertura teve a presença do pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos, e do assessor para Integração Sistêmica, Eladio Bandeira, ambos compondo a equipe do IFRJ. Por parte do IPVC, estiveram presentes Ana Paula Vale, vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e Hugo Delgado, coordenador de Relações Internacionais.
O evento contou com a participação dos 12 servidores técnico-administrativos do IFRJ selecionados por meio de edital, representando a Reitoria e os campi Arraial do Cabo, Nilópolis, Duque de Caxias, Volta Redonda, Rio de Janeiro e São Gonçalo: Andréa Simoni Manarin Tunin, Ricardo Ferreira Leite, Carla Doti Dias Ripper, Cássia do Carmo Andrade Lisbôa, Larisse Caroline Ferreira de Castro, Priscilla Ramos Mendonça de Oliveira Cunha, Iago Santos Mesquita, Aline Miranda Cardoso, Verônica Trindade Marques, Fátima Cantero Pécora Constantino, Thiago Luis Santos Silva e Jacqueline Aparecida da Fonseca Martins.
Durante sua fala, o pró-reitor Igor Valpassos destacou a importância do programa para o fortalecimento institucional do IFRJ, ressaltando o esforço coletivo envolvido em sua construção. “A consolidação dessa iniciativa foi possível graças à articulação entre diversos setores como a Diretoria de Gestão de Pessoas, a Pró-reitoria de Planejamento e Administração, em especial as equipes da Coordenação de Relações Internacionais e da Diretoria de Articulação Institucional, a DAINT. Essa vivência tem um papel estratégico no crescimento do nosso Instituto”, afirmou.
Igor enfatizou, ainda, que este programa é uma demonstração concreta do compromisso da gestão com o fortalecimento institucional do IFRJ e com a valorização dos servidores. “Investir na capacitação internacional da equipe técnico-administrativa é também investir na melhoria dos nossos processos e serviços. Com uma gestão eficiente dos recursos, conseguimos viabilizar ações como esta, que precisam se tornar cada vez mais presentes no IFRJ, ampliando horizontes, promovendo integração e contribuindo diretamente para o crescimento da nossa instituição” disse o pró-reitor.
Após a abertura, os participantes fizeram apresentações individuais. “Foi um momento especial onde cada participante se apresentou ao grupo e falou de suas ações, projetos e aspirações”, contou Eládio Bandeira, Assessor Especial de Integração Sistêmica, que enfatizou em sua fala a preocupação da gestão com o compromisso do IFRJ em enviar os servidores técnico-administrativos à vivência internacional.
Na parte da tarde, a programação seguiu com uma visita à Escola Superior de Educação do IPVC, onde os servidores puderam conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da unidade.
Sobre o programa – Com duração de 15 dias, o programa de vivência internacional oferece uma imersão nas mais diversas áreas do IPVC, como assistência estudantil, saúde, pedagogia, segurança e estrutura laboratorial, proporcionando uma rica troca de experiências e saberes. Os participantes terão a oportunidade de conhecer centros de pesquisa, laboratórios e outras estruturas acadêmico-administrativas da instituição portuguesa.
Além de promover o desenvolvimento técnico dos servidores, a vivência também se destaca como um momento de integração entre colegas que, muitas vezes, não se conhecem em virtude das diferentes rotinas e unidades de atuação. A expectativa é que o programa resulte em propostas de melhorias de fluxos e processos no IFRJ, fortalecendo a gestão pública com base em experiências exitosas observadas internacionalmente.
A iniciativa reafirma o compromisso do IFRJ com a valorização e a capacitação de seu corpo técnico-administrativo, promovendo uma formação continuada alinhada às melhores práticas da educação pública global.