Logo IFRJ

Prospecção

O desafio da prospecção interna é o mapeamento contínuo do capital intelectual do IFRJ, com potencial para geração de ativos de inovação, para o desenvolvimento de projetos de P,D&I em parcerias externas ou para prestação de serviços tecnológicos especializados. O capital intelectual é o conhecimento acumulado pelo pessoal da organização, passível de aplicação em programa, projeto, prestação de serviços ou atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação, conforme definido na Lei nº 13.243/2016.

Outra atividade de prospecção interna é o desenvolvimento de estudos de prospecção tecnológica, sobretudo nas áreas de aplicação dos projetos desenvolvidos no âmbito dos Programas PIBITI e PROINOVA, promovidos pela Agência de Inovação/Proppi e dos produtos deles resultantes com potencial de geração de ativos de propriedade intelectual. A prospecção tecnológica é um meio sistemático de mapear desenvolvimentos científicos e tecnológicos futuros capazes de influenciar de forma significativa uma indústria, a economia ou a sociedade como um todo. Entre muitos possíveis usos, os estudos de prospecção tecnológica podem indicar oportunidades e ameaças ao desenvolvimento tecnológico, setorial e regional, apontando gargalos, limitações, oportunidades e demandas por tecnologias.

A atividade de prospecção também tem o desafio de identificar oportunidades para captação de recursos externos para o desenvolvimento de projetos relacionados à Agência de Inovação.

Projetos de Prospecção

  • InovaIFRJ: Criando janelas de oportunidades com pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico para inovação do ambiente produtivo no RJ”, submetido e aprovado no Edital FAPERJ Nº 09/2018 – Programa de Apoio a Projetos de Núcleos de Inovação Tecnológica - NIT's - recurso aprovado: R$ 176.961,04.
  • Fórum setorial de Alimentos da FIRJAN: visitas técnicas a 7 micro e pequenas indústrias alimentícias associadas ao sistema FIRJAN/IEL localizadas no RJ (regiões metropolitana e serrana, mês de outubro/2018), com vistas ao desenvolvimento de projetos de solução para desafios industriais propostos pelas empresas. Resultado: Projeto em parceria da DIRAGI com o campus Niterói para atendimento à empresa L´Aqua de Itaperuna-RJ.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS