Maratona de ideias do IFRJ vai levar alunos para a Argentina

Desafio de inovação exclusivo para estudantes do ensino médio técnico acontece em setembro, totalmente online
O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) vai lançar a segunda edição do Inova IFRJ, que, agora, será Internacional! A maratona de ideias (ideathon) online e gratuita vai reunir alunos do ensino técnico da instituição para propor soluções inovadoras a desafios reais ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O evento acontecerá no dia 12 de setembro de 2025, com uma jornada intensa de 10 horas de atividades, mentorias e criação colaborativa. As equipes deverão desenvolver propostas para um dos desafios surpresa que serão revelados no início do ideathon, com foco nos temas: ODS 3 - Saúde e Bem-Estar e ODS 10 - Redução das Desigualdades.
A participação é aberta a estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio do IFRJ. Os participantes devem se inscrever de forma individual a partir do dia 15 de agosto pelo site desafioifrj.com.br.
Além de promover a inovação, o evento vai premiar os melhores projetos com produtos eletrônicos e uma experiência internacional. As equipes vencedoras de cada desafio (1º lugar) ganharão uma bolsa-viagem para Buenos Aires, onde participarão de uma programação cultural e educacional na Universidade Nacional de Hurlingham (Unahur), entre os dias 26 de outubro e 4 de novembro de 2025.
Nesta edição, professores e técnicos do IFRJ também podem participar como padrinhos ou madrinhas de equipes, concorrendo à premiação, ou como mentores voluntários, apoiando os times durante o desafio. Interessados em atuar como mentores também podem se inscrever até 08 de setembro pelo mesmo site.
Para dar detalhes de como vai funcionar o desafio, nesta quinta-feira, dia 14 de agosto às 17h acontecerá uma live de lançamento. Participe e venha tirar suas dúvidas! Clique aqui para assistir a live.
A operação do evento é realizada pela Panic Lobster, empresa especializada em desafios de inovação online, com atuação em iniciativas para o setor público, empresas e instituições de ensino de todo o Brasil.
Cronograma
15/08 a 08/09 – Inscrição de alunos e mentores
10/09 – Prazo final para formação das equipes
11/09 – Live de preparação com as equipes
12/09 – Ideathon: Maratona de ideias
22/09 – Live com o anúncio dos vencedores
Dúvidas? Escreva para: inovaifrj@paniclobster.com