Espaço Ciência InterAtiva

O Espaço Ciência Interativa (ECI) tem como principal objetivo a popularização da ciência com vistas à inclusão social e a divulgação do conhecimento científico, por meio de atividades educativas, eventos de popularização científica, projeto itinerantes como Ciência Itinerante e Museu vai à Escola. Busca ainda, estreitar relações com as redes formais de ensino através do envolvimento das escolas nos projetos desenvolvidos no âmbito do Espaço. A partir da tríade ensino, pesquisa e extensão, o campus abriga exposições permanentes e temporárias abertas ao público com dezenas de módulos experimentais interativos, bem como trabalha de forma articulada com cursos de formação inicial e continuada de professores.

Visa também estimular os alunos de Ensino Médio Técnico, Graduação e Pós-Graduação a participarem de atividades de pesquisa em diversas áreas do conhecimento como em Física Experimental, Ensino de Ciências e Matemática, Ensino de Química, Educação entre outras.  Entre as atividades executadas, estão projetos de iniciação científica, projetos de extensão, trabalhos de conclusão de curso, monografias dissertações, monitorias e elaboração e desenvolvimento e exposições científicas. Hoje, o Campus conta com os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, CursoFIC de Contador de Histórias, e cursos de extensão de Formação de Professores em Ciências Naturais e Educação Inclusiva.

No ano de 2019 foi atendido um público estimado de 1554 pessoas mediante as iniciativas de voluntariado dos mediadores (alunos da graduação e mestrado), bem como a partir das ações de divulgação científica realizadas pelo grupo de servidores do Campus. Dessa maneira, realizamos atendimento por meio das visitas agendadas e espontâneas ao ECI, Observação do Céu e o Programa ECI Itinerante (Itinerância) conforme o gráfico 2. Diferentemente dos outros anos, em 2019 recebemos mais visitas à exposição científica no ECI do que atendimentos na itinerância. Importante destacar que anualmente realizamos itinerâncias em escolas dos 13 municípios da BF, em 2019 atendemos apenas os municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Tais fatos ocorreram em função da necessidade de redução substancial das viagens em virtude do corte orçamentário.

No que tange a participação em eventos de grande público, o ECI participou de sete eventos (Sábados da Ciência no Espaço Ciência Viva; XIX Bienal Internacional do Livro; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; feiras municipais; Turismo Cultural em São Cristóvão), tais eventos totalizam um público de aproximadamente 2 mil pessoas.

PUBLICAÇÕES

O livro é uma coletânea de artigos de prática docente dos profissionais das áreas de Ciências que atuam no Ensino Fundamental. A partir de propostas interdisciplinares, Biólogos, Físicos, Químicos, Pedagogos, Matemáticos, Cientistas Sociais abordam diferentes estratégias metodológicas para facilitar o ensino da Física neste segmento da educação.

Versão e-book