Logo IFRJ

Projeto Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ marca presença no evento Include Meninas UFF

Mesa de palestrantes com seis mulheres em um auditório. Uma delas está em pé, falando ao microfone. Na tela de projeção, lê-se "TRAJETÓRIA PROFISSIONAL". Ao fundo, o logotipo do "Instituto de Computação". Público sentado de costas para a câmera.

O projeto de pesquisa Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ participou, no dia 14 de maio de 2025, do evento Include Meninas UFF, realizado às 14h30 no Auditório do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ). A atividade teve como objetivo incentivar a participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovendo encontros entre estudantes, pesquisadoras da UFF e profissionais da Globo.

A delegação do projeto foi composta por alunas e professoras dos dois campi envolvidos na iniciativa: Instituto Benjamin Constant (IBC) e IFRJ – Campus Engenheiro Paulo de Frontin. A equipe contou com a presença da professora de Informática do IFRJ e coordenadora do projeto, Maria Luciene, e da professora de Biologia do IBC e coorientadora, Giselle Oliveira, que acompanharam as estudantes durante a atividade.

As alunas participantes foram: Anita de Carvalho Paterno Castello (IFRJ); Gabriela de Paula Costa (IFRJ); Helena Ruiz Castello Branco Gomes (IFRJ); Mariana Salvador Carvalho (IFRJ); Giovanna da Cunha Passos Gonçalves (IFRJ); Andreia Meireles (IBC); Rebeca Noemy (IBC); e Ana Claudia Marzano (IBC).

Durante o evento, as orientadoras e alunas do projeto puderam interagir com outras iniciativas voltadas à inclusão de meninas na tecnologia, participar de rodas de conversa e fortalecer redes de apoio entre mulheres que atuam ou desejam atuar na área.

Um grupo de onze pessoas posa em um ambiente interno, com um banner ao fundo que diz "Inclue Meninas". A maioria veste camisetas brancas com logotipos. O ambiente tem paredes brancas e um extintor de incêndio vermelho visível.

“A experiência foi enriquecedora, pois nos permitiu conhecer suas trajetórias inspiradoras e explorar novas possibilidades dentro do universo da computação”, afirmou Gabriela de Paula Costa, estudante do curso Técnico Integrado em Informática para Internet do IFRJ – Campus Engenheiro Paulo de Frontin e integrante do projeto.

Já Rebeca Noemy, aluna curso Técnico em Instrumento Musical do Instituto Benjamin Constant e integrante do projeto, relatou ter sido muito inspirador ouvir as histórias de vida das palestrantes e entender como chegaram onde estão. "Aprendi mais sobre inteligência artificial e percebi que, mesmo presente no nosso dia a dia, ela não substitui o olhar humano. Essa experiência reforçou que nós, mulheres, podemos conquistar nosso espaço na tecnologia”, disse.

Anita de Carvalho Paterno Castello, estudante do curso Técnico Integrado em Informática para Internet do IFRJ – Campus Engenheiro Paulo de Frontin e integrante do projeto, fez coro à observação de Rebeca: “Para mim, foi muito importante ver mulheres com cargos e projetos importantes atuando na área na qual estudo. Uma lembrança de que, apesar de não termos muitas figuras femininas nas áreas de informática, podemos mudar isso”, destacou.

O Include Meninas UFF proporcionou um espaço de aprendizado, visibilidade e valorização da presença feminina no universo da Computação e da Inovação. Para a equipe do projeto Garotas Cientistas, o momento também reforçou os compromissos institucionais com a equidade de gênero, o protagonismo das meninas com deficiência visual na computação e o incentivo à pesquisa e à ciência entre meninas da educação básica e técnica, de forma inclusiva e acessível.

Acompanhe mais sobre o projeto pelo Instagram.

Grupo de dez pessoas em um gramado, com o Pão de Açúcar ao fundo. Céu parcialmente nublado. Nove mulheres e um homem, algumas de pé e duas agachadas, vestindo roupas casuais. Vegetação ao redor.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS