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Visita do Secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do MEC

O IFRJ recebeu a visita do Secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do MEC, Gregório Grisa, que realizou uma palestra no auditório da Reitoria no dia 26 de setembro.  O evento contou com a presença de pró-reitores, diretores setoriais e de campi, coordenadores e também com convidados do FRIPERJ.  

À mesa do evento estiveram o reitor do Instituto, Rafael Almada, a pró-reitora de Ensino, Alessandra Paulon, além do secretário.

Alessandra Paulon agradeceu a presença de todos, destacando que o evento seria muito importante pela abordagem de articulação intersetorial entre sistemas de ensino. “Acredito que esse seja um dos nossos principais desafios, a articulação, que é tão necessária e urgente para a construção de políticas que beneficiem cada vez mais estudantes”.

imagem mostra a mesa de abertura. ao centro o secretario. à direita, Rafael, à esquerda, Alessandra

Rafael Almada destacou a importância da visita do secretário, e o fato de ele ser servidor do IFRS, já que ele conhece a história, as lutas e os desafios da Rede Federal. “Então, ele fica bem à vontade para esse encontro, e para fazer a sua palestra”. Rafael disse que, estrategicamente, o secretario ficou muito bem contextualizado com apolítica do Ministério da Educação. “Ele participou da transição, participou na Secretaria Executiva, ocupando cargos importantes por lá, e agora na SASE ele tem um outro olhar como secretário”.

Em seguida, Rafael falou sobre o momento do IFRJ, os investimentos na construção de restaurantes, a restauração de infraestrutura, as modificações no prédio da Reitoria, as expectativas para os novos campi, além de todos os avanços na área acadêmica. 

Gregório Grisa deu início a sua palestra destacando que hoje os egressos da rede federal entram em maior quantidade no ensino superior do que os egressos da rede privada. “Ou seja, mesmo diante de todos os nossos desafios, nós da Rede Federal estamos permitindo que nossos estudantes, na ordem de 60% dos que se formam, entrem rapidamente no ensino superior. Isso com cotas, com respeito à diversidade etc”.

O secretário apresentou um panorama da situação da educação brasileira, que possui 47 milhoes de estudantes, 178 mil escolas, 2.3 mi de professores da educação básica e 1.8 mi na rede pública. Chamou a atenção para os grandes desafios da Educação: o acesso, a permanência, o êxito, a equidade e a inclusão.

imagem mostra o auditorio lotado, visto a partir do fundo do espaço. aparecem em primeiro plano as cadeiras, e mais ao fundo a mesa com os tres representantes do evento

Comentou a agenda educacional ligada à SASE: O Sistema Nacional de Educação – SNE; o Plano Nacional de Educação – PNE; o piso nacional do magistério e dos trabalhadores ligados à educação; e os Conselho de Educação, Fóruns de Educação e Intersetorialidade.

Gregório destacou os programas Criança Alfabetizada, que engloba: governança, formação, infra física e pedagógica, avaliação e reconhecimento. E já possui R$ 1,3 bi investidos. Falou ainda do Escola em Tempo Integral, que conta com guias e formação para estados e municípios, 64% de entes com política local de educação integral, e Comitê e Rede de articuladores.

Falou ainda sobre o Programa Escolas Conectadas, e lembrou que em 2 anos, o percentual de escolas públicas com conectividade adequada para fins pedagógicos subiu de 45,4% para 65,4%, beneficiando 23 milhões de estudantes. Os apoio do MEC nesse programa incluem:

• Currículo

• Formação

• Dispositivos e atas de registro de preços

• Apoio a redes para a restrição de celulares nas escolas

• Recursos educacionais digitais

• Gestão e transformação digital com investimento de R$ 3 bilhões.   

Outro ponto de destaque foi o programa Pé de Meia, a poupança do ensino médio, que possui incentivo financeiro: 4 milhões de estudantes beneficiados; R$ 12,7 bilhões investidos e Portal da Transparência. E envolve também a Estratégia Educacional: Indicadores e acompanhamento do resultado de evasão, aprovação e ENEM; Apoio a redes de ensino para o acompanhamento educacional e Rede de articuladores

Gregório tratou também do NOVO PAR, que envolve Novas gestões municipais; mudanças no financiamento: novo FUNDEB e queda do discricionário do MEC; Educação Básica como prioridade; desafio da qualidade + equidade + inclusão; e a tramitação do SNE e do Novo PNE. “A ideia é Fornecer uma estrutura lógica de planejamento, alinhada ao diagnóstico, priorizando ações com base nos desafios da rede de ensino”.

Para finalizar, o secretário falou sobre os programas Mais Professores para o Brasil, e também o Juros Por Educação, mais ensino técnico para o Brasil. Iniciativa do Governo Federal que visa transformar passivos financeiros dos estados em investimentos estruturantes na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM).

Ao final, o espaço foi usado para que o secretário atendesse aos servidores convidados, que tinham questionamentos pontuais sobre o que foi apresentado.

No período da tarde, a agenda da visita prevê:  visita à Cápsula- Centro de Inovação do Senac e ida ao Senac Centro Politécnico Riachuelo, além de uma visita à FAETEC Quintino.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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