Logo IFRJ

1ª Feira de Artesanato do Campus Belford Roxo

pessoas visitando a sala com exposição de peças artesanais

Com o objetivo de apresentar os trabalhos produzidos pelas alunas do segundo período do curso Técnico em Artesanato, o Campus Belford Roxo realizou o evento “Artesanato é cultura – 1ª Feira de Artesanato do IFRJ Campus Belford Roxo”, no dia 5 de dezembro. A feira foi resultado tanto da conclusão da disciplina “Embalagem e apresentação de peças artesanais”, como de um projeto de extensão desenvolvido pela professora Gabriela Ribeiro, responsável por ambos.

A produção artesanal das alunas dos dois períodos do curso foi o mote da exposição “Transformar: artesãs e artesanatos”, com curadoria e organização da professora Gabriela Ribeiro, que buscou mostrar as diversas maneiras pelas quais podemos entender e nos relacionar com o artesanato.

Nos anos 2017 e 2018 a docente realizou uma pesquisa, apoiada pela Pró Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação (PROPPI), nos espaços comerciais de artesanato na região metropolitana do Rio de Janeiro. “Um dos resultados da pesquisa foi a confirmação de que uma das grandes contribuições do design para o artesanato ocorre nas embalagens, apresentação das peças artesanais e vitrinismo. Tudo isso foi trabalhado ao longo do semestre com as alunas na disciplina, e elas puderam vivenciar essas questões antes e durante a feira”, comenta Gabriela.

O coordenador do curso Técnico em Artesanato, André Monte, ressalta a importância da feira para o desenvolvimento profissional das alunas. “As discentes puderam vivenciar as possibilidades de organização das peças no espaço expositivo, embalagens, precificação, atendimento ao público entre outras questões que foram antes abordadas na sala de aula de forma mais teórica”, relata André.

O evento contou, ainda, com exposições que ocorreram nas salas do campus dos trabalhos finais dos cursos FIC de Estampador de Tecido, Microempreendedor Individual, Fotógrafo e Desenhista de Moda.

No fim da manhã, o grupo musical Mantiquira, do município Duque de Caxias, fez uma apresentação de covers e músicas autorais. Durante a tarde, ocorreu a mesa redonda “Arte, carnaval e acessibilidade”, com moderação de André Monte e participação de Iris Paschoal Leandro, Edna Maria da Silva, Renata Monnier, todos com alguma deficiência e envolvidos na cena do carnaval. Após a mesa, fizeram uma curta apresentação com danças e músicas carnavalescas.

Colaboração: Luana Oliveira

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS