25 anos de histórias e conquistas

painel de 25 anos de historia

O Campus Nilópolis completou seu 25º aniversário em clima de confraternização, boas lembranças e grandes expectativas. A comemoração foi realizada no dia 3 de dezembro de 2019.

A mesa de abertura contou com a presença do diretor geral do campus, Thiago Matos Pinto; do professor Clenilson da Silva Sousa Junior, representando o reitor Rafael Almada, e da representante do prefeito de Nilópolis, Flávia Duarte, que é secretária de educação da prefeitura. Estiveram presentes ainda, os ex diretores, os servidores aposentados, alunos, egressos, servidores e terceirizados.

mesa de abertura

Ao longo do mês de novembro, as redes sociais do campus divulgaram os relatos de alguns servidores com o IFRJ Campus Nilópolis. Com o título de “A construção de uma história”, os servidores contaram suas trajetórias.

Ao longo do dia foram realizadas diversas atividades: mesa redonda com os ex diretores-gerais do Campus Nilópolis; homenagem aos servidores aposentados e aos falecidos; almoço de confraternização; roda de conversas com os egressos sobre suas trajetórias e um show de talentos que encerrou o evento.

Clenilson comentou: “Tive o prazer de representar o reitor e foi emocionante, particularmente para mim, porque eu sou fruto de uma instituição de educação técnica, não sou daqui do campus, mas hoje como servidor e professor é gratificante”, disse.

Ele enfatizou que essa comemoração não só marca um compromisso enquanto instituição com a comunidade local, mas com o país. “De levarmos a educação até onde as pessoas moram, não fazer o caminho inverso que foi uma política de muitos anos, que era o deslocamento das pessoas de suas casas para irem até o centro estudar, então conseguimos fazer a interiorização”, finalizou Clenilson.

Já Thiago, contou que a ideia era organizar um evento que pudesse resgatar toda a história do campus para as pessoas envolvidas. “Eu queria um evento que pudesse resgatar todo vínculo afetivo que cada um criou com o campus ao longo de sua vida, como contribuiu com a vida de cada pessoa que passou por ele e como cada pessoa deixou sua contribuição ao longo dos 25 anos”, falou.

Para Fabiana Almeida, diretora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, a realização que sente em cada história que ouve, de superação e de êxito dos alunos, faz com que ela se sinta feliz e orgulhosa. “Isso ficou claro na "roda de conversas com os egressos" e se torna evidente todas as vezes que encontramos nossos ex-alunos ou que recebemos notícias deles”, disse. De acordo com a diretora, a comemoração ficará marcada pela união. “Estivemos todos juntos, técnicos, professores, alunos e terceirizados, comemorando essa data tão importante para nós, porque todos nós fazemos parte desta história”, falou.

mesa com ex-diretores

Luiz Edmundo, ex-reitor do IFRJ, falou do orgulho em ter aberto o campus com a contribuição da comunidade. “Nós temos uma grande parceria com esse município, tínhamos até um projeto chamado ‘Escola de Fábrica’ – do Governo Federal junto das empresas –, nós fizemos com a Beija-Flor de Nilópolis, colocamos 984 alunos para estudar dentro do barracão com o apoio da Prefeitura”, disse. De acordo com ele, foi um desafio que valeu a pena.

Durante a mesa dos ex diretores gerais, Sheila Pressentin falou sobre a importância da data e de comemorá-la. “No dia a dia nós esquecemos de comemorar, mas é importante para quem já está a mais tempo relembrar o que aconteceu e para os mais novos conhecerem a história, o lugar onde eles estão, e sentirem orgulho da instituição. Eu trabalhei aqui 20 anos, me aposentei em 2016 e em momento nenhum pensei em sair desse campus, me apaixonei mesmo”, contou.

Wallace Nunes iniciou seu discurso destacando que falar dos 25 anos do campus é refletir sobre a vida, em especial a sua. “Minha trajetória foi transformada e o Campus Nilópolis se transformou ao longo de todos esses anos, como instituição de apenas dois cursos, se transformou em um projeto de transformação social, nós não ficamos só por aqui, os diretores de outros campi saíram daqui, então nós atingimos também outros munícipios da Baixada Fluminense”, falou.

colaboração: Camila Fonseca