Logo IFRJ

Acervo Donana: Histórias de um Quintal

Estudantes, professores, gestores e servidores do campus Belford Roxo participaram de uma visita à exposição Acervo Donana: Histórias de um Quintal, realizada no dia 11 de dezembro.

A mostra organizada pela professora Ana Adelaide Balthar (Nena Balthar) e pelo professor Jonas Lana é resultado de pesquisas realizadas no Centro Cultural Donana pelo grupo de pesquisa do campus, Núcleo de Estudos em Cultura e Arte de Periferias Urbanas (NECAPU) e, neste projeto, tem o professor Jonas como coordenador e as professoras Lara Ovídio e Nena Balthar, além do professor Giuliano Djahjah como colaboradores.

Na ocasião houve uma roda de conversa com o artista Dida Nascimento, diretor do espaço. Na exposição o grupo teve a oportunidade de conhecer e recordar as histórias e atividades artístico-culturais fomentadas neste lugar imantado, através de documentos como cartazes, divulgação por meios de comunicação e vídeos de entrevistas.

Cristiane de Andrade, estudante do curso técnico em Artesanato, disse: "Quando a Arte chega em lugares menos favorecidos faz crescer sonhos para virarem realidade e transformam uma comunidade inteira".

Para Fabio Pires, diretor administrativo do campus, “"Ao visitar o Centro Cultural Donana - pela primeira vez - eu tive a oportunidade de conhecer um local representado por diversas memórias da Baixada Fluminense. Além disso, percebi naquele espaço um lugar de luta e resistência a fim de manter vivo memórias das atividades que são ali realizadas, inclusive de pessoas famosas que por ali passaram".

O diretor do Centro Cultural Donana, Dida Nascimento, agradeceu: "Gostaria de agradecer a parceria com o IFRJ campus Belford Roxo e a vista dos alunos, professores e gestores, abrindo assim o diálogo e ressaltando a importância da arte e da cultura em nosso território. Gratidão".  

Contribuição:

Ana Adelaide Lyra Porto Balthar

 Frederico Mendes de Carvalho

 

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS