Ações nacionais e internacionais do PROPEC/IFRJ

O IFRJ participou da organização do I Seminário Interinstitucional sobre Avaliação de Programas de Pós-Graduação em Ensino (SIAPPG) no Campus São Cristóvão do Colégio Pedro II (CP2), realizado nos dias 19 e 20 de agosto.

O evento contou com a participação das coordenadoras da Área de Ensino da Capes, Ivanise Rizatti (UFRR e UERR), Márcia Cyrino (UEL) e Giselle Roças (IFRJ e UFRJ). Elas visitaram, no dia 22 de agosto, o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) no Campus Nilópolis do IFRJ, quando discutiram com o corpo social do programa aspectos da avaliação empreendida pela Capes e ações de internacionalização.

Como o programa de pós-graduação stricto sensu mais antigo do IFRJ, o PROPEC oferta cursos de mestrado desde 2008 e doutorado desde 2019, tendo nota 5 na avaliação da Capes. As ações de internacionalização feitas pelo programa buscam, além de socializar a produção de conhecimento, o aumento da sua nota.

Uma experiência recente e exitosa se deu com a vinda dos professores Pedro Guilherme Rocha dos Reis da Universidade de Lisboa (UL) e Luis Fabián Gutierrez Fallas da Universidade da Costa Rica (UCR) para participarem do I Simpósio Internacional da Pós-Graduação em Ensino que ocorreu no Campus Nilópolis em maio deste ano.

A partir disso, o professor do Propec, Vilmar Gomes da Fonseca, foi convidado para participar da XXXVII Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME 37) entre 22 e 26 de julho de 2024, realizada na UCR, onde ministrou a conferência especial intitulada "Mirada Profesional de los Futuros Profesores de Matemática en un Contexto de Enseñanza y Aprendizaje por Flipped Classroom". Essa conferência abordou novas perspectivas para futuros professores de matemática, com foco na metodologia de sala de aula invertida, uma abordagem ativa no ensino de Ciências que tem sido trabalhada com os estudantes do Propec. Já a visita do professor Pedro Reis proporcionará que o discente de doutorado, Rodrigo dos Santos Almeida, que também é servidor docente do IFRJ, realize um período sanduíche na UL no final deste segundo semestre.