Acolhimento estudantil marca ingresso de novos alunos

O campus São Gonçalo realizou uma série de atividades com o intuito de proporcionar experiências aos novos estudantes dos cursos técnicos de Química e Segurança do Trabalho, que ingressaram no dia 29 de julho.

Ocorreram atividades lúdicas realizadas pelo Grêmio Memórias, reuniões com os estudantes e responsáveis, uma semana de planejamento com os servidores, além de uma visita da Associação de Moradores do bairro e participação de três ex-alunos do campus, que contaram como o IFRJ São Gonçalo transformou suas vidas.

Durante a Semana de Planejamento, o diretor-geral Tiago Giannerini expôs, aos professores e servidores presentes, a relevância da Instituição. “O IFRJ não é só mais uma escola, o campus tem feito muito diferença na cidade, mesmo estando na região metropolitana com diversas outras escolas centenárias”, disse.

Já o Acolhimento Estudantil do Grêmio Memórias, que aconteceu no dia 10 de agosto, marcou o fim das atividades de boas-vindas aos novos discentes. Para Julia Alves, aluna do 4° período de Química, as atividades possuem o objetivo de unir os estudantes de diversos períodos. “Não tem aquela má impressão de quando falamos de trote”, falou.

Ela ainda destacou a etapa de apadrinhamento, quando um veterano “adota” um calouro, como algo marcante no processo de adaptação. “No meu acolhimento, eu me senti em casa e a parte do apadrinhamento foi a mais especial. Eu não conhecia a minha madrinha, mas ela me procurou e ficamos conversando. Ela me ajudou muito no processo de adaptação no IF”, explicou Julia.

Colaboração: Felipe Pavão