Acolhimento promove integração no campus Rio de Janeiro

Os novos calouros do campus Rio de Janeiro foram recebidos com uma série de atividades realizadas pelo Grêmio Estudantil e alunos veteranos. Além disso, professores e servidores se empenharam para promover a integração. O acolhimento ocorreu no 05 de fevereiro.

A proposta do acolhimento é promover a união e adaptação dos novos discentes, além de apresentar as diversas atividades extracurriculares existentes no campus, como o Méson (jornal interno), o Teatro, o Departamento de Dança, o Coletivo Nerd, entre outros.

Em meio a brincadeiras como “queimado” e “estourar a bexiga”, houve a apresentação do coral, que mostrou a releitura de 3 músicas clássicas, entre elas, “Wave”, sucesso de Tom Jobim. Laryssa Alves, que é aluna do ensino médio e cursa o 7° período em Biotecnologia, faz parte do coral, e disse que a apresentação foi um convite para os calouros. Além disso, informou que será disponibilizado um formulário eletrônico para que os interessados possam se inscrever e participar das reuniões onde serão preparados os próximos espetáculos.

Ana Luiza Ferreira, 14 anos, acabou de ingressar no IFRJ, e vai cursar Alimentos. Ela contou que conheceu o curso através do site e se interessou bastante pela estrutura. Também falou sobre a simpatia dos veteranos e a importância das atividades para o bem-estar do aluno que está entrando agora: “sou muito tímida, mas já conheci pessoas e fiz amizades hoje. Estou gostando muito”.

De acordo com o Presidente do Grêmio, Giullio Vivas Moreira, aluno do 6° período de Química, a constante interação entre alunos e ex-alunos e o incentivo a hábitos que proporcionem o crescimento pessoal dos estudantes, desde eventos culturais à preservação do patrimônio público, são alguns dos propósitos do Grêmio para o período.

Giullio ainda parabenizou todos os ingressantes e desejou que tenham a melhor experiência possível no Instituto, aproveitando o máximo de conhecimento que é ofertado. Além disso, sugeriu cautela e foco. “É muito fácil se perder no seu projeto pessoal, sendo desviado por situações que fujam da vida acadêmica”, disse. “Mantenha-se firme! Seja jovem sem deixar de ser aluno”, concluiu.