Logo IFRJ

Acompanhe o Seminário: Educação, Humanização e Direitos Humanos

O IFRJ realiza hoje (3) e amanhã o Primeiro Seminário de Direitos Humanos, através do canal do IFRJ no youtube.

A mesa de abertura contou com a presença do reitor da Instituição, Rafael Almada;  Clenilson da Silva Sousa Junior, pró-reitor de Ensino de Graduação do IFRJ;  Marcus Vinicius da Silva Pereira, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação; e João Gilberto, pró-reitor  de Desenvolvimento Institucional,  Valorização de Pessoas e Sustentabilidade. A mediadora é a pró-reitora de Extensão, Ana Luísa soares.

Rafael Almada, que foi foi o idealizador do webinário, lembrou da sinergia que existe na atual gestão, e que permite a realização de uma série de projetos que se destacam pelos resultados estratégicos, trabalhos em conjunto e que valorizam sempre as questões relativas à inclusão e à diversidade.  “Temos sempre um olhar e um cuidado muito grande com esses temas tão essenciais a cada ser humano, a nossa sociedade”.  O reitor disse que é importante fazer com que  o IFRJ reflita a sociedade, e que esta sociedade é diversa. “Nosso estudante precisa ter esse olhar mais abrangente, e para isso nós trabalhamos no sentido de oferecer uma formação cidadã por excelência, que surge do trabalho do educador, através da discussao científica, técnica, e que tenha base nos direitos humanos”.

Para Rafael, a educação tem um papel emancipador,  de transformação da sociedade através de um olhar crítico, humano e inclusivo.   “Aqui vamos defender cultura, direitos humanos e diversidade, porque isso é essencial à formação cidadã. De nada adianta formar o melhor engenheiro sem que ele consiga ser um agente transformador da sociedade, que respeite todos os direitos humanos”, disse.

Marcus Vinícius falou um pouco da sua trajetória de 15 anos na Instituição e do prazer em participar do webnário. Destacou que não é possível falar em direitos humanos sem entender que eles são para todas as pessoas e não apenas para um ou outro cidadão ou grupo.

O pró reitor de ensino de Graduação, que substituiu  a pró-reitora de Ensino Alessandra Paulon, falou do orgulho em participar deste primeiro webinário sobre o tema. “É um sonho alcançado, e que tenhamos mais e mais edições, porque é um tema de extrema importância.  Para qualquer formação é muito importante ter e esse olhar e colocar a educação de direitos humanos em pauta”, disse Clenílson Souza.

João Gilberto fez um recorte histórico da evolução dos direitos humanos. Rapidamente explicou como o assunto direitos humanos evoluiu em meio às guerras e transformações sociais. “E é estranho como ainda hoje precisamos tanto discutir o tema. Vivemos uma época de desconstrução, de reinterpretação da história, e talvez seja o momento de fazermos uma leitura mais crítica dos direitos humanos, de ultrapassarmos o conceito existente de humanidade”.  João também disse que como cientista social ele  reflete o tempo todo sobre essas questões e entende que qualquer discussão sobre direitos humanos é urgente e imprescindível.   

Após a abertura o evento apresenta  uma mesa redonda : Gestão Pública da Educação e os Direitos Humanos no Brasil; – Educar para não brutalizar: Direitos Humanos na Diversidade, que terá o reitor Rafael Almada como mediador.

No dia 4 serão apresentadas Oficinas Temáticas sobre Direitos Humanos

Programação

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS