Logo IFRJ

Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P nos campi do IFRJ

Visando promover um crescente comprometimento dos campi com a sustentabilidade no IFRJ, representantes de diversos campi, da Gestão Ambiental do IFRJ e da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade (PRODIN) realizaram uma reunião no campus Volta Redonda no dia 26 de fevereiro de 2019. Esta é a terceira reunião, desde novembro de 2018, em busca de alcançar esse objetivo.

Estão envolvidos nesse processo os campi Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Pinheiral, Resende, São João de Meriti, Rio de Janeiro e Volta Redonda. Dentre as opções de caminhos a se trilhar em prol de uma atuação mais sustentável, o grupo optou por iniciar pela implantação da “Coleta Seletiva Solidária” nos campi, que é obrigatória para todos os órgãos da administração pública federal desde 2007 (Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006). Para isso, capacitações estão sendo oferecidas pela Gestão Ambiental, conforme legislação relacionada e experiência de implantação na reitoria do IFRJ.


2ª reunião, no campus Duque de Caxias

Na próxima reunião – que ocorrerá em 18 de março, às 9h30, no campus Paracambi – após emissão das Portarias de criação das Comissões dos campi, serão tratadas as dúvidas e dificuldades encontradas pelos campi durante o início de implantação da Coleta Seletiva Solidária, além do tema “Sensibilização quanto à Coleta Seletiva”. As presenças devem ser confirmadas através do e-mail meioambiente@ifrj.edu.br .

A implementação de práticas de sustentabilidade em órgãos públicos faz parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente. “A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública, economia de recursos, enquanto diminui seu impacto ambiental e reduz seus gastos. O IFRJ fez adesão à A3P em setembro de 2017 e, logo depois, se deu a criação da Comissão da A3P da reitoria do IFRJ”, explicou Nathália Braga, presidente da Comissão A3P da reitoria e servidora da Gestão Ambiental do Instituto.


1ª reunião, no campus Volta Redonda

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS