Aluna do IFRJ ganha prêmio na FENECIT 2018

aluna Joanna Gomes posando para foto com o banner de seu projeto na FENECIT

A estudante Joanna Gomes, do 8º período do curso Técnico de Farmácia do campus Rio de Janeiro, foi premiada na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT). O evento, que aconteceu de 18 a 22 de setembro de 2018, em Recife (PE), teve o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar.

O projeto da discente intitulado “Garra do Diabo: esperança no tratamento da artrite reumatoide” foi selecionado no último edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT) e recebeu 1º lugar na categoria “Ciências da Saúde” na FENECIT, o que garantiu ainda um credenciamento para se apresentar durante o Milset Expo-Science International (ESI 2019), que acontecerá de 22 a 28 de setembro de 2019 em Abu-Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com a estudante, ter participado da FENECIT trouxe experiências que não poderia obter em outro lugar. “Conheci pessoas de toda a América Latina, pude descobrir mais sobre a cultura brasileira, além de angariar ideias e motivações na área científica”, contou. A aluna completou: “Fico muito feliz com o destaque que o Instituto vem tendo em levar conhecimento pelo Brasil e, com isso, conquistando o mundo. Algo que pode ser visto através de diversos alunos que, assim como eu, ganharam destaque nacional e internacional”, disse.

Joanna comentou, ainda, a importância de uma educação pública de qualidade: “Em uma sociedade com valores tão deturpados como a nossa é muito importante que nós tenhamos acesso à educação pública de qualidade, mostrando às crianças que através da ciência podemos conquistar o mundo. Sou muito grata à professora Vivian e ao IFRJ pela oportunidade que me proporcionaram”, concluiu.

O Milset Expo-Sciences International (ESI) 2019 é o maior evento nos Emirados Árabes Unidos, concentrando-se exclusivamente na criatividade de jovens cientistas aspirantes de todo o mundo. O ESI é uma iniciativa do Movimento Internacional para Atividades de Lazer em Ciência e Tecnologia (MILSET), uma organização juvenil não governamental, sem fins lucrativos e politicamente independente, que visa desenvolver a cultura científica entre os jovens através da organização do STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes).