Alunos do Campus Nilópolis integram coletivo de cinema

Fonte da imagem: rede social do BaixadaCine

Com o intuito de propagar a arte e as produções audiovisuais independentes na Baixada Fluminense, foi criado, em 2016, o coletivo “BaixadaCine”. Dos oito integrantes do coletivo, quatro fazem parte do curso de Produção Cultural do Campus Nilópolis. Os estudantes Adrian Monteiro, Beatriz Rodrigues, Cíntia Lima e Kalebe Nascimento utilizam o que aprendem na graduação para contribuir com as produções audiovisuais independentes do grupo. O coletivo conta, também, com os integrantes Artur Fortes, Lorrane Motta e Vitor Senra.

O BaixadaCine, criado por Sandro Garcia, é um coletivo que exibe filmes nas regiões da Baixada Fluminense, especialmente em Belford Roxo. De acordo com a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Belford Roxo é o maior município e com o maior número de habitantes sem sala de cinema, o que fez com que os criadores optassem por atuar no município. O coletivo também contribui para a formação de novos cineastas.

Juntamente com o coletivo, também atua o “Cineclube Velho Brejo” que, através de uma parceria com o IFRJ Campus Belford Roxo, exibe filmes e curtas-metragens semanalmente no campus.

Entre os integrantes do BaixadaCine, está a estudante do 7° período de Produção Cultural Beatriz Rodrigues. A discente comentou como foi o processo de escolha do curso no Campus Nilópolis. “Eu cursava Filosofia, mas queria fazer algo na parte da arte. Foi quando fui aprovada no curso de Produção Cultural. Fui aprovada no IFRJ e na Universidade Federal Fluminense (UFF), mas preferi ficar onde é o meu território: na Baixada”, explicou.

Para a aluna, cursar Produção Cultural foi fundamental para sua atuação no grupo. “Eu, como produtora dentro do coletivo, acho que está sendo o momento de colocar em prática o que eu aprendi em sala de aula: escrever projeto, pensar cronograma, pensar orçamento. Se não fosse a minha entrada no curso de Produção Cultural e se eu não tivesse esse contato com a academia, eu não conseguiria tanta potência no coletivo”, enfatizou.

A estudante Cíntia Lima ressaltou o objetivo do BaixadaCine e para quem ele é direcionado. “Acredito que termos um coletivo como esse, em que a maioria dos participantes é negra, LGBT e moradora da Baixada, diz muito sobre o que queremos: democratizar o acesso da população ao cinema”, ressaltou.

Para o coordenador do curso de Produção Cultural, Jorge Caê Rodrigues, a participação dos alunos da graduação em coletivos é de grande importância. “O engajamento dos nossos alunos em coletivos comunitários representa a concretização de possibilidades do corpo discente poder atuar além das salas de aulas. É muito importante que eles tenham um aprendizado que não fique apenas nas salas de aula. A atuação dos nossos alunos no BaixadaCine nos indica que estamos no caminho certo”, finalizou.

Colaboração: Raíssa Amaral