Alunos do Campus Niterói produzem vídeos sobre áreas da Administração

A turma do 1º período do curso Técnico em Administração produziu cinco vídeos sobre as mais importantes áreas da profissão: contabilidade, recursos humanos, logística, produção e marketing. A atividade consistiu no trabalho final do semestre para a disciplina “Fundamentos da Administração”, lecionada por Milla Benício.

A proposta da professora era fazer um projeto de ensino que envolvesse a turma inteira e a ideia dos vídeos surgiu da falta que ela sentia em relação a esse tipo de conteúdo na internet. “Eu não achei nenhum material de apoio sobre essas áreas que fosse interessante de passar para eles. Então, eu dei a sugestão de dividir a turma em grupos e cada grupo ficaria responsável por uma área, e eles toparam. Agora posso usar esses vídeos para dar aula para as próximas turmas”, afirmou Milla.

Mesmo que cada grupo tenha ficado responsável pelo vídeo de uma determinada área, a professora destacou o trabalho em conjunto que a turma desenvolveu ao longo dos processos de produção. Toda segunda-feira, era feita uma reunião da turma inteira, na qual cada grupo compartilhava suas pesquisas e todos votavam sobre o que deveria ou não fazer parte dos vídeos.

A turma também decidiu, de forma democrática e coletiva, como os vídeos ficariam divididos, seguindo uma identidade comum. O acordo foi que cada um contaria com quatro partes: fatores históricos, características do setor, curiosidades e o setor atualmente. A partir disso, foram feitas as pesquisas das informações, a elaboração dos roteiros e, por fim, a edição.

O trabalho teve uma resposta positiva da turma. Cada um se interessou e participou não só em seu grupo, mas no projeto como um todo. A aluna Francinete Rosa, do grupo de marketing, contou que foi muito vantajoso conhecer mais sobre cada setor porque, além do aprendizado, também foi possível gerar uma identificação dos alunos com a profissão.

“Agora a gente realmente sabe sobre cada área. O trabalho trouxe um conjunto de informações sobre o que a Administração trabalha e muito conhecimento para a turma. Eu particularmente adorei, estou começando o curso agora e já tenho uma visão sobre o que vou aprender”, disse Francinete.

Um dos setores mais destacados pela turma foi o de logística, que despertou surpresa e interesse pela sua importância. “Eu achei logística bem interessante. Eu já sabia o que era, mas não tinha noção de todos os processos. O meu grupo era o de contabilidade, mas a logística foi a que mais me surpreendeu”, disse a aluna Joelma Oliveira.

Após a conclusão de todos os vídeos, a turma fez um coquetel de lançamento no auditório do campus, com a participação de diversos alunos e servidores. Os interessados podem acessar os vídeos no canal do YouTube do IFRJ Campus Niterói.

Colaboração: Suzana Carqueija