Alunos do curso Técnico em Plásticos conversam com egressa sobre o mercado de trabalho

Com o objetivo de promover uma conversa sobre a área de atuação, o mercado de trabalho e as questões salariais do Técnico em Plásticos, o Campus Duque de Caxias recebeu Cintia Patrícia Santos da Paixão, egressa do curso de Polímeros, para um debate com os atuais alunos do campus. O encontro aconteceu na sexta-feira, 29 de novembro.

O evento foi idealizado pelas professoras Aline Santos de Oliveira e Lucineide Lima de Paula, que perceberam, junto com outros docentes, a necessidade de promover um momento de conversa entre os discentes e ex-alunos formados no curso.

A organização foi em parceira com a Coordenação de Integração Empresa-Escola (COIEE). A coordenadora do setor, Rosane Cordeiro, falou das ações de acompanhamento de ex-alunos, que fazem parte da política de egressos do IFRJ. “Ano que vem teremos o Segundo Encontro de Ex-alunos, com ações voltadas para trazer a história dos egressos”, explicou a servidora.

A coordenadora do curso Técnico em Plásticos, professora Tereza Cristina Rocha, iniciou o evento explicando de forma breve a presença do plástico no cotidiano. Em seguida Cintia, que atualmente cursa mestrado em Ciência e Tecnologia pelo Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou de sua trajetória desde o ingresso no IFRJ, de sua permanência como aluna e dos métodos utilizados para estudar e destacou a importância da experiência adquirida no Instituto para o desenvolvimento de sua pesquisa. “Foi através do IF que eu descobri o trabalho de pesquisa científica, que é a área que eu gosto muito. Se não fosse o IFRJ, talvez hoje não estivesse fazendo o mestrado”, pontuou.

Cintia também comentou as suas experiências no mercado de trabalho, fazendo um panorama sobre onde o técnico em Plásticos pode trabalhar na indústria e na pesquisa. Para a egressa, eventos como esse são essenciais durante o curso, para que os alunos conheçam o mercado de trabalho. “Esses debates trazem mais para perto dos alunos o que será a realidade deles no futuro”, explicou.

Letícia Brito, estudante do segundo período do curso Técnico em Plásticos, confirmou a fala da ex-aluna. “A presença da Cintia foi bem significante e importante para quem faz o curso, justamente por ela ser um espelho do que a gente vai fazer nos próximos anos”, disse a aluna.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira