Alunos se destacam no Células Empreendedoras

O campus São João de Meriti foi representado por 14 alunos na maratona Células Empreendedoras, no campus Paracambi. Foi o segundo campus com maior número de alunos inscritos, além de obter excelentes resultados.

O professor que acompanhou o grupo durante a semana, Edy Lawson Silva Santos, conta que a maratona foi um divisor de águas e que foi um ambiente de muito aprendizado: “Os alunos envolvidos tiveram uma experiência muito maior do que uma disciplina de dois tempos em sala de aula, como acontece no nosso curso de técnico em administração, pode oferecer”, relata.

Edy diz que se sentiu como um aluno e que também pôde, acima de tudo, aprender: “Teve um dia que tirei uma selfie e coloquei na legenda ‘eu sou o aluno que está de camiseta roxa’. E esse era o sentimento. Os alunos estavam de camiseta verde e os professores de camiseta roxa, mas eu estava aprendendo muito e em vários momentos me senti pertencente ao grupo dos alunos”, explica.

A aluna Brenda Manhãs, do 2° período do curso Técnico em Administração, integrou-se no grupo e obtiveram o primeiro lugar da competição. O projeto envolveu a criação de um aplicativo, “Aipim”, que contribuísse para evitar o desperdício de alimentos perecíveis. “A criação dessa plataforma facilitaria tanto a vida dos consumidores usuários, que desejam um produto específico, quanto dos comerciantes que forneceriam o que tem em seu estoque. Além disso, permite que o comerciante realize ações sociais com os produtos que estão próximo do seu descarte”, explica.

Brenda também acrescenta: “Estou muito feliz em ter participado da maratona e ter ganhado a competição em primeiro lugar. O próximo passo, é levar o projeto a Recife”.

Outro projeto que recebeu elogios foi o da aluna Luana Ribeiro, também do 2° período. Seu trabalho tinha como foco a intolerância religiosa e o intuito seria gerar uma rede solidária para fomentar a legalização dos templos de matriz africana, para que traga maior visibilidade social e amparo jurídico a essas casas.

Ela conta como surgiu essa ideia: “Esse projeto foi idealizado após uma conversa com o professor Edy Lawson Silva e eu resolvi assumir e levar para apresentação. Infelizmente não foi escolhido, mas foi muito elogiado pelos organizadores, que ficaram muito surpresos com a escolha do tema, explica.

Independente de resultados, todos os alunos ficaram entusiasmados pela oportunidade em planejar e mostrar um projeto idealizado, além de aprenderem com a experiência.