Alunos visitam projeto que garante inovação e sustentabilidade

O campus Niterói foi a primeira escola a realizar uma visita técnica ao Projeto LaWEEEda, localizado no Laboratório NERDES da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A atividade, chamada de “LaWEEEda Experience”, ocorreu no dia 27 de junho e contou com a participação de alunos e professores do Instituto.

O Centro de Treinamento LaWEEEda é fruto de uma parceria entre universidades da Europa, do Brasil e da Nicarágua, e foi equipado por meio de financiamento do Programa Erasmus+, da comissão europeia. O projeto aborda temas relacionados à Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos (REEE), combinando empreendedorismo e preservação do meio ambiente.

Entre seus principais objetivos, estão: melhorar as competências, as habilidades e a qualidade das instituições de ensino superior ao desenvolver programas educacionais inovadores na área de gestão de resíduos eletroeletrônicos, além de aumentar sua relevância para o mercado de trabalho e para a sociedade.

A professora de Sociologia e integrante do Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ambiente, Saúde e Sociedade (GEMASS), Fernanda Lima, foi a responsável pela visita. Ela contou que o projeto foi apresentado ao IFRJ pela pesquisadora Cláudia Khair, da UFRJ, durante a primeira palestra do evento em homenagem ao dia mundial do meio ambiente, realizado no campus Niterói.

No decorrer da visita foi realizada a apresentação do projeto e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos alunos, além de uma atividade prática de desmontagem de uma impressora e uma conversa com o líder de uma cooperativa de resíduos eletrônicos. “É uma oportunidade única de contato com um projeto inovador e que atua sobre a questão da sustentabilidade, geração de renda e capacitação das pessoas”, destacou Fernanda.

Luccas Oliveira, aluno do curso Técnico em Administração, comentou sobre a experiência de visitar o projeto. “Para mim, foi bem interessante ver a administração inovadora em prática. É um projeto com parcerias internacionais de extrema importância, pois traz visibilidade e faz com que o Brasil seja reconhecido”, disse.

Colaboração: Suzana Carqueija