Apresentação da gestão no campus Rio de Janeiro

reitor, pro-reitores e julio page na mesa de abertura

da esq. para dir: Júlio Page, Igor Valpassos, Rodney Albuquerque, reitor Rafael Almada, Jefferson Amorim e Alessandra Ciambarella

Dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado em todo os campi do IFRJ, a apresentação da nova Gestão da Reitoria chegou ao campus Rio de Janeiro nesta sexta-feira, dia 29 de junho. O objetivo da visita foi apresentar as propostas de desenvolvimento para os próximos quatro anos da instituição e ressaltar a necessidade de colaboração de cada servidor no processo que já se iniciou.

Foram convidados para compor a mesa solene: O reitor do IFRJ, Rafael Almada; o diretor-geral do campus Rio de Janeiro, Jefferson Amorim; a pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Alessandra Ciambarella; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rodney Albuquerque; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos; seguido pelo diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica, Júlio Page, representando a Pró-Reitoria de Extensão.

O diretor-geral Jefferson Amorim foi convidado para dar as boas-vindas. Ele iniciou o discurso agradecendo e falou sobre a honra que é para um servidor público estar à frente de sua Instituição. “Eu sei que nós temos várias lacunas e falhas, mas eu tenho certeza que em uma coisa nós não iremos falhar: não iremos falhar com a pessoa, com o respeito ao próximo”, disse. Em seguida, o diretor entregou ao reitor Rafael Almada uma carta de proposição, que continha um pacto nacional pela promoção do respeito à diversidade, da cultura de paz e dos direitos humanos.

Alessandra Ciambarella falou sobre o que acha ser o maior desafio da gestão: “Eu costumo falar que o maior desafio na gestão do reitor Rafael Almada é dar aos nossos estudantes aquilo que ele mesmo recebeu: uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade, tolerante e que leve os jovens, na idade escolar ou não, para além do mercado de trabalho, mas para a vida, para uma inserção crítica e cidadã no mundo”, ponderou a pró-reitora.

Tendo falado de uma forma geral de suas ideias para a gestão, o pró-reitor Rodney Albuquerque aproveitou o momento para ressaltar, também, a participação do campus Rio de Janeiro na atividade de Inovação que aconteceu em Paracambi, o “Células Empreendedoras”. “É muito importante para o Instituto se reconhecer enquanto Instituição Inovadora e realinhar essa ideia é fundamental para nós”, disse.

Reitor Rafael Amada e diretor-geral do campus Jefferson Amorim

O pró-reitor Igor Valpassos falou sobre os planos de avanço do IFRJ nessa nova gestão, apesar do momento não ser muito favorável devido às reduções orçamentárias para educação contínuas. Ele disse, porém, que em nenhum momento isso desmotivou a equipe e que o desafio sempre será aceito. “A gente quer fazer o Instituto crescer, apesar das dificuldades”, pontuou.

Representando a Pró-Reitoria de Extensão, Julio Page destacou a necessidade do fortalecimento dos núcleos: “Nós temos o NAPNE [Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas], o NEABI [Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas] e o Núcleo de Gênero e Diversidade. Esses núcleos precisam ser instâncias legitimadas institucionalmente para promoverem a política afirmativa, de fato”.

Um ponto importante destacado pelo reitor Rafael Almada foi o slogan usado durante a campanha: IFRJuntos. A ideia, segundo ele, é usar esse slogan como uma prática de gestão. “Eu quero estar mais presente e mais disponível para a comunidade. Queremos fazer algo diferente. Não tenham nenhum receio em me procurar para qualquer sugestão, contribuição e até mesmo crítica, que é um processo construtivo”, salientou.

O reitor também falou sobre a carta entregue pelo diretor-geral: “Temos sim que fazer adesão a esse pacto, pois é isso que mostra para a sociedade e para os nossos estudantes que não queremos apenas formar um profissional, queremos formar um cidadão para o mundo. E isso envolve entender o conhecimento do seu papel transformador na sociedade. Fico muito feliz com essa carta. Estamos dispostos a fazer a adesão”.

O evento foi encerrado com a fala do reitor, que agradeceu a presença de todos e disse como estava feliz com as cerimônias. “Ir aos campi me faz bem. Me fortalece, me estimula. E estar no campus Rio de Janeiro reforça muito isso, por toda trajetória e toda história”, disse.

Almada salientou, ainda, a vivência dos escolhidos para a nova gestão: “Temos diferentes profissionais, de diferentes campi do IFRJ, com diferentes áreas de formação e experiências institucionais. O objetivo é que, com essa diversidade, nós tenhamos uma equipe com olhares diferentes, para não esquecermos nenhum dos olhares institucionais”. O reitor também falou do orgulho que sente pela equipe e complementou dizendo que ela o representava. “Estou muito tranquilo na gestão, porque a gente precisa delegar competências a quem tem competência”, afirmou.

Ao final, Rafael também falou sobre a importância da divulgação institucional e citou o trabalho de divulgação feito no último concurso, que gerou um resultado de 7.277 inscritos.