Apresentação de Resultados da Vivência Internacional 2024

O IFRJ realizou um seminário com os participantes da primeira turma do programa de Vivência Internacional para Desenvolvimento dos Servidores Administrativos. O evento, que foi realizado no dia 12 de julho, na reitoria do Instituto, contou com a presença do reitor do IFRJ, Rafael Almada, do diretor de Articulação Institucional, Julio Page, e do coordenador-geral de Relações Internacionais, Rodrigo Lemos. O intuito do seminário foi apresentar a experiência dos técnicos administrativos durante o período que estiveram no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Portugal, que ocorreu dos dias 13 a 31 de maio, proporcionando aos servidores a oportunidade de desenvolverem habilidades pessoais e profissionais.

Rodrigo Lemos afirmou, durante o evento, que este momento é muito importante para a instituição e que, através da internacionalização, vê o programa como um vetor de desenvolvimento institucional. “Como podemos desenvolver uma instituição se a gente não desenvolver as pessoas?”, disse Rodrigo. O diretor de Articulação Institucional, Julio Page, disse que espera, com está ação, tornar o programa uma política institucional, inovadora e impactante na vida profissional dos servidores. “A vivência internacional dos servidores só foi possível graças ao envolvimento de diversas equipes que trabalharam em conjunto”, contou.

Rafael Almada disse, durante o evento, que é importante perceber que não se trata apenas de uma viagem para outro país, mas que é, para além disso, uma forma de expandir as vivências e olhares culturais. “Acredito que este momento é uma prestação de contas e é extremamente necessário como uma oportunidade de olhar para o futuro, percebendo o quanto a política de internacionalização não deve ser apenas uma viagem internacional”, disse o reitor.

Apresentações dos seminários com os servidores:

A coordenadora-geral de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas da Proex, Amanda Carlou, além de apresentar os momentos que viveu no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pontuou que a Instituição tem políticas bastante avançadas, mas que é necessário estruturar melhor as condições de atendimento para essas pessoas. Com essa experiência, Amanda conseguiu desenvolver em seu setor uma forma de acompanhar o aluno com necessidades especificas desde o momento da realização da matrícula até a sua rotina dentro do IFRJ.

A servidora da Coordenação-geral de Comunicação Social, Danyelle Woyames, afirmou que esta foi a sua primeira vez viajando para fora do país e, com isso, teve a oportunidade de viver coisas novas através de outras realidades. A jornalista disse, ainda, que identificou semelhanças em algumas dificuldades que também encontra aqui no Brasil. “A gente tem essa mania de achar que só a gente tem problema, que na Europa vai ser tudo maravilhoso. Mas com essa oportunidade a gente percebe que todo mundo tem dificuldades e todo mundo tem coisas boas para acrescentar’’, disse Danyelle.

O diretor de Gestão Acadêmica da Proen, Felipe Verdan, disse que ficou surpreso com o edital, pois não tinha presenciado uma oportunidade para técnicos que chamasse tanto sua atenção. Afirmou, ainda, a importância e o impacto que os Institutos Federais têm em um país de dimensões continentais como o Brasil, oferecendo um ensino gratuito e de qualidade. Também tiveram a oportunidade de apresentar suas impressões e contribuições: o servidor Hugo Rego, representando a coordenadora administrativa de Orçamento da Proad, Fernanda Ribeiro; a coordenadora-geral de Pós-Graduação da Proppi, Isabel Scrivano; e a coordenadora-geral de Desenvolvimento Funcional da DGP/ Prodin, Luana Monteiro.

O servidor da Proppi Alexandre Ornelles será um dos próximos a vivenciar o programa de internacionalização e comentou suas expectativas sobre a próxima edição: “Eu adorei porque foram nossos colegas, com quem sempre temos contato. E vê-los em uma nova experiência, com algo positivo, é fantástico. E agora poderemos ter nossas experiências, principalmente por ser algo em favor do trabalho do servidor técnico-administrativo, valorizando e reconhecendo sua contribuição para a Instituição”, disse Alexandre. O diretor de Articulação Institucional, Julio Page, destacou os três momentos que considerou importantes no evento: a apresentação dos técnicos administrativos, a participação de outros servidores com interesse pelo programa e o anúncio do novo Edital para 2025. “As apresentações mostraram o impacto que essa vivência traz para a vida das pessoas, culturalmente e enquanto profissionais no IFRJ. Que isso se torne uma política permanente para os nossos servidores e servidoras”, disse Julio.

O reitor do Instituto, Rafael Almada, anunciou que em novembro uma nova turma irá participar do programa de Vivência Internacional para Desenvolvimento dos Servidores Administrativos e que a novidade para o mês de agosto será o lançamento do Edital de 2025, abrangendo todo o Instituto.

A servidora da Coordenação de Desenvolvimento Funcional, Luana Monteiro, apresentou o eixo qualidade de vida. Em sua fala afirmou que o Programa Concilia, promovido pelo IPVC, é uma forma de valorizar a qualidade de vida como tópico importante no desdobramento dessa vivência.