Assinatura de convênio em Portugal reforça laços e perspectivas do IFRJ

O IFRJ celebrou no dia 28 de maio de 2024 a assinatura de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Politécnico do Porto (IPP). O acordo, que promete ampliar as oportunidades de mobilidade internacional para estudantes e servidores, foi formalizado durante uma visita oficial do reitor Rafael Almada e do diretor de Gestão e Valorização de Pessoas, Heleno Lima.

A equipe foi recebida por Paulo Pereira, presidente do IPP, e Carlos Ramos, pró-presidente para Cooperação e Relações Internacionais. Durante a visita, os representantes do IFRJ tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do IPP, o que proporcionou uma visão detalhada da infraestrutura e do ambiente acadêmico da instituição portuguesa.

As discussões focaram na potencialização da mobilidade internacional entre as duas instituições. Destacou-se a importância de promover o intercâmbio de servidores da carreira Técnico-Administrativa em Educação e de estudantes, fortalecendo a colaboração acadêmica e cultural.

FOTO MOSTRA 4 PESSOAS EM PÉ OLHANDO PARA A CAMERA. O reitor Rafael e Paulo Pereira sseguram o termo do acorddo assinado

"O convênio assinado hoje representa um passo significativo na consolidação da internacionalização e na valorização dos nossos servidores, especialmente aqueles da carreira Técnico-Administrativa em Educação. Estamos comprometidos em estar na vanguarda da mobilidade internacional, oferecendo oportunidades únicas de crescimento e desenvolvimento para nossa comunidade acadêmica", afirmou o Heleno Lima.

Este acordo reforça o compromisso do IFRJ em promover a internacionalização e a valorização dos seus membros, proporcionando experiências acadêmicas enriquecedoras e desenvolvendo competências globais. A parceria com o IPP promete ser um catalisador para novas iniciativas de intercâmbio e colaboração entre as duas instituições, beneficiando diretamente alunos e servidores.

Além do convênio de dupla diplomação, o IFRJ está atualmente implementando um Programa de Mobilidade Internacional para Técnicos Administrativos, que levará servidores a Portugal (Mobilidade Out) em Viana do Castelo com o IPVC e receberá servidores do IPP no IFRJ (Mobilidade In) através do programa "Mobilidade Erasmus Staff Training". Este intercâmbio mútuo entre os países visa fortalecer ainda mais os laços entre as instituições e promover um enriquecimento cultural e acadêmico bidirecional.

“A assinatura deste convênio é uma prova do empenho do IFRJ em expandir suas fronteiras educacionais e oferecer à sua comunidade oportunidades únicas de crescimento profissional e acadêmico”, destacou o reitor.