Aula Inaugural do Curso de Especialização em Ensino de Matemática

A Aula Inaugural do Curso de Especialização em Ensino de Matemática foi realizada no dia 06/03/2023, no auditório IFRJ Campus Nilópolis, com a palestra intitulada "Por uma Educação Matemática para adiar o fim do mundo", proferida pelo professor Victor Giraldo (UFRJ).

O público-alvo eram os alunos da especialização em ensino de Matemática, alunos do curso de Licenciatura em Matemática e outros alunos do campus. Participaram cerca de 120 pessoas.

De acordo com com Luciene Fernanda da Silva, diretora de Graduação e Pós-Graduação do Campus Nilópolis, a aula inaugural do curso de Especialização em Ensino de Matemática estabeleceu o início da primeira turma do curso e foi marcante para o campus. “Com essa especialização, mais uma vez, a instituição marca o compromisso que tem com a formação de professores e também com a verticalização do ensino, uma vez que ofertamos o curso de Licenciatura em Matemática. A aula inaugural contou com a presença em peso de muitos licenciandos em Matemática, e até mesmo de alunos e alunas da Licenciatura em Física, o que me deixou muito animada, pois considero essa articulação entre os cursos de diferentes níveis do campus enriquecedora para todo mundo”, disse a diretora, que enfatizou ainda que o professor Victor Giraldo não poderia ter escolhido melhor tema: “é pertinente para professores de diferentes áreas, para além da matemática. As reflexões que o professor trouxe são importantes para pensarmos a educação em diálogo com a sociedade”, afirmou.

Aline Penteado, docente do campus, disse ser com grande alegria que contaram com a presença de muitos alunos na Aula Inaugural do Curso de Especialização em Ensino de Matemática. “Estamos muito contentes com o início deste curso no Campus Nilópolis e esperamos poder contribuir com a formação continuada dos professores de Matemática da Baixada Fluminense”, declarou.

Colaboração: Fernando Oliveira