Aula inaugural da pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade

Com a discussão do tema “A geopolítica ambiental: a construção ideológica do desenvolvimento sustentável”, os alunos do curso de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade foram recepcionados no dia 13 de fevereiro.

O professor Leandro Dias de Oliveira foi o palestrante da noite. Leandro é professor da Universidade Federal do Rural do Rio de Janeiro, Doutor em Geografia e Pós-Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana. Durante sua presença no campus, Leandro visitou, ainda, o Museu de Ciências Naturais Ipê-Amarelo, situado no Centro de Visitantes do Espaço Ecológico Educativo (EEcoE).

Na avaliação do professor Leandro, o Campus Pinheiral tem grande potencial. “O campus é belíssimo e com grande potencial de pesquisa, especificamente, na área de meio ambiente produção agrícola”. Já sobre o curso de pós-graduação, ele declarou: “A proposta é importantíssima, urgente, necessária e tem um grande valor acadêmico, profissional e institucional na região onde está estabelecido."

Para o professor, a região requer uma série de estudos “de desenvolvimento econômico, novas e tradicionais indústrias, o potencial de produção agrícola, agropecuária, de consolidação de pequenas e médias propriedades e o diálogo com o poder público, tão urgente e necessário nos dias atuais”, avaliou.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do diretor-geral do Campus Pinheiral, professor Marcos Fabio de Lima Miranda, do engenheiro agrônomo Alexandre de Donato (representando a Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) e o coordenador da pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade, o professor Marcelo Santos de Souza, além do convidado Aldembar Sarmento, diretor-geral do Campus Paracambi.

colaboração: Greici Souza