Aula inaugural do projeto “Qualificar para transformar: Mulheres Fluminenses”

A aula inaugural do projeto “Qualificar para transformar: Mulheres Fluminenses”, do “Programa Qualifica Mulher”, aconteceu na terça-feira, dia 08/06, em evento semipresencial com transmissão da solenidade de abertura pelo Youtube do IFRJ. O projeto oferece cursos de Empreendedorismo e mídias sociais nos Campi Arraial do Cabo e Duque de Caxias e Economia Solidária no campus São Gonçalo no formato EAD.

Compuseram a mesa de abertura o reitor do IFRJ, Rafael Almada; a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Rodrigues Britto; a deputada federal Rosângela Gomes; a deputada estadual, Tia Ju; e a pró-reitora de Extensão do IFRJ  Ana Luisa Soares da Silva. Também estiveram presentes no evento autoridades dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios em questão e do estado do Rio de Janeiro, além dos representantes dos campi Arraial do Cabo, Duque de Caxias e São Gonçalo.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, parabenizou as alunas por terem sido aprovadas no processo seletivo e cumprimentou a todos os presentes no evento. Ele falou um pouco sobre a estrutura do IFRJ e dos Institutos Federais de forma geral. O reitor destacou, ainda, a importância da parceria com as diversas esferas do poder público para a divulgação das oportunidades que o IFRJ oferece e falou sobre a verticalização do ensino na instituição. “Por isso eu acredito no Qualifica Mulher: porque ele é o ínicio. Ele traz de volta aquela mulher que está longe da escola, que enfrenta dificuldades, ainda mais agora na pandemia, para um curso e pode despertar o interesse até mesmo para que ela continue conosco, fazendo outros cursos, em diferentes níveis de ensino. Acreditamos que esse programa pode potencializar a formação e a transformação da vida”, afirmou.

A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Rodrigues Britto, agradeceu a todos que contribuíram para que o evento acontecesse e a todos os presentes que, de alguma forma, atuam no combate à violência contra mulheres e na capacitação das mesmas. Cristiane também dirigiu a palavra às alunas, ressaltando a importância do encontro que estava acontecendo. “Esse é um primeiro passo. Um dos primeiros trabalhos que estamos realizando e, neste primeiro trabalho, serão capacitadas 850 mulheres. Estamos chegando em municípios que estão vivenciando um cenário de vulnerabilidade muito mais acentuada para as mulheres. E é por isso, também, que é importante o diálogo com o estado e com os municípios para a construção de políticas públicas eficazes”, apontou.

A pró-reitora de Extensão, Ana Luisa Soares afirmou que a Proex abraçou o projeto. “Ele é absolutamente necessário e urgente. Sabemos a diferença que um curso como esse faz na vida dessas mulheres. Então gostaria de aproveitar e dar as boas-vindas a essas alunas; de agradecer aos diretores dos campi que receberam tão bem os cursos e nos apoiaram integralmente; também ao reitor Rafael Almada, que nos apoiou e em nenhum momento hesitou em acolher o projeto; e por fim ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, pois, sem essa parceria, não conseguiríamos fazer esse projeto com a dimensão que estamos fazendo”, falou a pró-reitora, dizendo ainda que as mulheres fluminenses merecem e precisam de qualificação: “Porque a qualificação dá pertencimento, oportunidade de trabalho e qualidade de vida”, destacou.

Ao receber a palavra, a coordenadora do Projeto, Ângela Bittencourt, agradeceu a oportunidade de realizar o evento e a presença de todos. E destacou a importância do projeto na vida das mulheres que fazem parte dele. “Elas são o símbolo e o objetivo da minha luta. É por elas que a gente faz isso, para que elas possam se libertar dos ciclos de violência e de todos os sofrimentos que já passaram. O objetivo do projeto é qualificar essas mulheres e fazer com que elas se amem e se valorizem ainda mais a cada dia”, enfatizou.

Luciana da Silva Machado, ex-aluna do curso de Empreendedorismo e mídias sociais, deu seu depoimento sobre a experiência. “Estou muito feliz de poder participar deste evento e pela oportunidade que me foi dada. Deixei de ter medo de me expressar enquanto empreendedora e troquei o mindset negativo por um de crescimento. Isso me fez acreditar em mim e na minha empresa e me aventurar por esse mundo novo que é trabalhar por conta própria. Aumentou minha autoestima e me ajudou a organizar tudo o que estava disperso na minha cabeça. Gostaria que tivessem mais cursos como esse, que capacitasse a gente e desse oportunidade, pois está fazendo toda a diferença na minha vida”, contou.

Confira o evento na íntegra aqui.