Logo IFRJ

A Baixada através da linguagem Audiovisual

Cena do documentário "Puxada de Rede"

 

O Campus Belford Roxo realizou uma oficina de Linguagem Audiovisual e Vídeo Documentário, em parceria com o Centro Cultural Donana e apoio do Cineclube Velho Brejo, no segundo semestre de 2019. A oficina, ministrada pelo professor Giuliano Djahjah, fez com que os alunos produzissem documentários nos quais apresentassem a Baixada Fluminense através de seus pontos de vista.

A estreia dos documentários foi feita em um evento no Centro Cultural Donana, que contou também com o lançamento do “Cultura Baixada (!)”, um site que pretende ser uma plataforma aberta de filmes e microfilmes e que busca associar territórios, memórias e sonhos, atrelando os filmes e suas localidades através de um mapa interativo.


Site Cultura Baixada (!) hospeda filmes e microfilmes sobre a localidade

O objetivo da plataforma é levar o internauta a conhecer a Baixada Fluminense e os seus arredores, uma vez que esse conhecimento pode contribuir para compreensão e invenção de diferentes olhares, identidades e culturas através da linguagem audiovisual. O mapa interativo é aberto, isto é, qualquer pessoa com acesso à internet pode contribuir adicionando conteúdo.

No site é possível encontrar os seguintes vídeos produzidos pelos alunos: “Eu me Chamo Jongo”, de Alexandre Ferreira; “Lugares Esquecidos: Shangri-la”, de Antônio Douglas; “Um violão que reza”, de Azis Gabriel; “O Rei do Queijo”, de Giuliano Djahjah; “Puxada de Rede”, que foi uma produção coletiva, entre outros.

Os documentários podem ser acessados pelo mapa através do site, ou pelo canal do Youtube.

Colaboração: Luana Oliveira

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS