Biografias transformadas por uma educação pública de qualidade

Durante a semana de planejamento do segundo semestre de 2019, que antecedeu a primeira semana de aula, os docentes e servidores técnicos do campus São Gonçalo receberam a visita de três egressos. Eles contaram suas trajetórias e como a educação de qualidade oferecida pelo Instituto transformou suas vidas.

A ex-aluna do curso técnico de Química Gabrielle Farias, de 22 anos, encerrou os estudos em 2016 e segue os primeiros passos da carreira. Hoje, ela atua como técnica em uma empresa que trabalha com soluções ambientais, e lida com tratamento e destinação final de resíduos urbanos e industriais. Além disso, cursa o oitavo período da graduação de Licenciatura em Química na Universidade Federal Fluminense (UFF).

"Estou um pouco nervosa por estar falando com quem me deu aula. E, também, um pouco nostálgica porque os quatro anos que passei aqui foram extremamente importantes para a adulta profissional e crítica que sou hoje”, disse Gabrielle.

O ex-aluno de Segurança do Trabalho Marlon Pimentel, de 24 anos, concluiu os dois anos do curso técnico em 2017. Hoje, ele trabalha como técnico em Segurança do Trabalho Offshore. Durante a conversa, ele enfatizou a importância dos professores e agradeceu a oportunidade apresentada. “Vocês [professores] fazem parte da minha história. Sou grato a essa instituição e se eu pudesse trazer uma palavra para hoje, seria empatia”, falou.

Já Ygor Caldas, de 21 anos, cursou o Técnico de Química e se formou em 2018. Atualmente, segue os passos da carreira e cursa o segundo período de Engenharia Química na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de ser técnico de Química em uma grande empresa de serviços ambientais.

“Lembram do garoto que era filho de traficante e morador de bairro pobre? Hoje, ele anda pelas ruas e é elogiado. Mas tudo isso começou aqui, porque vocês me abraçaram e me acolheram. Um dia eu quero ser um professor tão bom quanto vocês, quero mudar vidas", disse o ex-aluno, emocionado.

Colaboração: Filipe Pavão