Campanha de Financiamento Coletivo de Game para ajudar espaços culturais de Niterói

A startup Iná Game Studio, uma spin-off de jogos digitais criada por alunos do Curso Superior de Jogos Digitais do Campus Paulo de Fontin do IFRJ, que também faz parte do grupo de 3 startups parceiras e spin-offs do IFRJ incubadas no Programa Startup Rio, no recém criado Polo da cidade, desenvolveu o projeto Salvaguarda Digital, que está na reta final de uma campanha de financiamento coletivo.

O projeto Salvaguarda Digital é um jogo eletrônico que pretende revolucionar a maneira como a população se relaciona com os patrimônios culturais da sua cidade, permitindo ao usuário, através da técnica de Realidade Aumentada, explorar, conhecer e interagir de uma maneira híbrida com esses espaços, ajudando aos gestores no momento de retomada pós-pandemia.

O aplicativo pemitirá um tour virtual e imersivo, por meio de um passaporte cultural, no qual cada patrimônio representa um ponto de check-in e os usuários colecionam “carimbos” por onde visitam.

O tour poderá ser feito a distância, para o Circuito Ingá-Boa Viagem da cidade de Niterói, e será desenvolvido colaborativamente com 5 espaços culturais dos bairros de Boa Viagem, São Domingos e Ingá escolhidos em parceria com a prefeitura da cidade: Museu Antônio Parreiras, Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC, Museu Janete Costa, Palácio e Museu do Ingá e Solar do Jambeiro, e dentre as interatividades previstas para o game estão desafios para serem realizados presencialmente, que ajudam a contar a história de cada patrimônio, além da possibilidade de tirar fotos com intervenções digitais que podem ser compartilhadas.

imagem de uma tela do jogo

O projeto Salvaguarda Digital para o Circuito Ingá-Boa Viagem é resultado de uma parceria entre a startup Iná Game e o Instituto Brasileiro de Direitos Culturais - IBDCult, a partir de um projeto do egresso do curso de graduação em Produção Cultural da UFF - Universidade Federal Fluminense,Fernando Henrique Schuenck, atualmente mestrando em Comunicação pela universidade, em parceria com seu professor Mário Pragmácio,no Departamento de Arte da UFF e também do mestrado no Iphan. Foi um dos 10 projetos selecionados pelo BNDES+, para o Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural - Edição LAB, de financiamento a projetos culturais. O programa une o aporte dado pelo BNDES ao financiamento coletivo (crowdfunding), e para cada R$ 1 doado, o BNDES aporta R$ 2, o que significa triplicar a arrecadação até se atingir a meta inicial da campanha.

“Fico feliz em ver a startup Iná participar do programa junto ao BNDES. O projeto é inovador e tem um excelente apelo turístico e cultural para Niterói - RJ, pois trará destaque para a cidade e vai envolver a nova geração, que está sempre buscando tecnologia. O futuro é tech e o turismo vai buscar muitos projetos como esse.” comenta Jackson Ferreira, ex-aluno do IFRJ do Curso Superior em Jogos Digitais, atualmente Agente de Inovação do Polo Paulo de Frontin do Programa StartupRio e assessor de Ciência e Tecnologia da prefeitura local.

O diretor do Campus Engenheiro Paulo de Frontindo IFRJ e mentor da startup no Programa Startup Rio, Ricardo Kneipp, disse que a participação de alunos e empreendedores egressos do IFRJ está em consonância com a proposta do campus do desenvolvimento de ações baseadas na tríplice Hélice, “Permitindo que nossos alunos desenvolvam soluções de excelência para o mercado, com foco numa formação cidadã, inclusiva e empreendedora que visa fortalecer todos os entes da cadeia produtiva” explica Kneipp.

imagem de uma tela do game

Simone Alves, uma das mentoras da startup no Programa StartupRio e coordenadora Geral de Prospecção, Parcerias e Empreendedorismo, na Agência de Inovação do IFRJ, destaca a importância da multidisciplinaridade desse tipo de projeto de mediação cultural por meio da tecnologia. “É muito bom saber que temos ex-alunos dessa área de tecnologia buscando soluções para esses espaços em um dos setores mais afetados pela pandemia. Imaginar que com um projeto desse podemos ver gente pelas ruas caçando ‘Pokémons culturais’ é inspirador em todos os sentidos”

Porém, a campanhade financiamento coletivo é tudo ou nada: se o Salvaguarda Digital não bater a meta de R$ 75mil, todo o dinheiro arrecadado será devolvido aos doadores.A equipe preparou recompensas incríveis para os doadores e até momento arrecadou 74% da meta.

A campanha só vai até o dia 30/06! Participe! Ajude a esses espaços culturais na retomada pós-pandemia tornando esse projeto uma realidade.

Link: https://benfeitoria.com/salvaguardadigital