Campi do IFRJ recebem impressoras 3D para ajudar no combate à Covid-19

Arraial do Cabo foi o 11º campus a receber equipamento. Outros dois campi ainda receberão impressoras

Com o objetivo de potencializar as ações de combate à Covid-19, 11 campi do IFRJ já receberam impressoras 3D, que servirão para fabricar escudos faciais (Faceshields). A entrega no Campus Arraial do Cabo, 11º a receber o equipamento, foi realizada no dia 26/10.

“Alguns campi do IFRJ iniciaram o processo de fabricação de escudos faciais (Faceshields) dentro das ações de combate à pandemia da Covid-19. Nesse sentido, a reitoria do IFRJ, por meio da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica (Diproext), ligada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), iniciou um processo de compra de impressoras 3D para potencializar essas ações e expandi-las para outros campi”, explicou o pró-reitor substituto de Extensão, Julio Page, que contou ainda que os escudos faciais produzidos nos campi do IFRJ têm sido doados para unidades de saúde, associação de moradores e instituições públicas em geral.

Entrega em Arraial do Cabo

Legado - Julio afirmou ainda que, para além do combate à pandemia, os equipamentos ficarão de legado para os campi: “Essa é uma tecnologia importante para a formação dos nossos estudantes. Fortalecerá ações futuras de extensão, ensino, pesquisa e inovação em diferentes áreas do conhecimento”, ressaltou.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, destacou que essas impressoras 3D têm uma demanda muito específica. "Elas colocam as atividades de ensino, pesquisa e extensão na vanguarda do que temos de produção de conhecimento. As impressoras 3D são soluções para a produção e criação de um produto que não existe, o qual passamos a desenvolver e materializar. Então, essa ação é extremamente importante para tocar a criatividade dos nossos estudantes e fazer com que eles transformem sonhos em realidade", assegurou.

Equipamento entregue e Pinheiral. Impressoras serão legados
para os campi do IFRJ

Foram contemplados os campi: Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Pinheiral, Realengo, Resende, Rio de Janeiro e Volta Redonda, todos com servidores responsáveis pela utilização do equipamento, indicado pela Direção-Geral. “Parte do recurso usado para adquirir as impressoras veio da reitoria, e parte do recurso foi descentralizado pelo Ministério da Educação (MEC). Outros dois campi – Niterói e São João de Meriti – também receberão impressoras 3D por meio do edital SETEC IFMaker”, disse Julio.

Equipe do Campus Paracambi, durante a entrega