Logo IFRJ

Campus Arraial do Cabo participa do Global Ocean Day

Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Campus Arraial do Cabo participaram do Global Ocean Day no dia 8 de junho, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O passaporte para a participação foi o desempenho dos discentes na Olimpíada Internacional de Agroecologia OIAGRO realizado em abril de 2024.

O Global Ocean Day, que busca posicionar o Brasil como referência em Economia Azul, também conhecida como Economia do Mar, reuniu as principais lideranças, empresas, investidores, startups e especialistas do Brasil e do mundo para discutir a importância da sustentabilidade dos oceanos.

Os alunos puderam assistir a palestras sobre conservação marinha, onde especialistas discutiram estratégias e ações para proteger os ecossistemas oceânicos.

Em painéis dedicados à inovação tecnológica, os participantes do evento puderam conhecer novas tecnologias e soluções voltadas para a sustentabilidade marítima e acompanhar debates sobre políticas públicas, com a participação de representantes governamentais e organizações não-governamentais, que discutiram as medidas necessárias para promover a preservação dos oceanos.

Segundo os organizadores, o evento permite aos estudantes ampliação do conhecimento sobre a importância dos oceanos, conectando as ideias e projetos desenvolvidos durante a OIAGRO com as iniciativas globais de conservação e sustentabilidade marítima.

A estudante Laura Lauvres, do Campus Arraial do Cabo, compartilhou os principais aprendizados adquiridos ao interagir com especialistas e profissionais durante o evento, “tive um maior conhecimento sobre projetos e benefícios da economia azul de várias regiões do Brasil, que me ajudaram a ter uma melhor orientação sobre qual caminho seguir na pesquisa que estamos fazendo. Foi incrível essa troca sobre assuntos tão importantes”, afirmou.

Laura também ressaltou o impacto que eventos como esse têm, não apenas no âmbito acadêmico, mas no desenvolvimento pessoal e na conscientização sobre a preservação marinha. “Aprendi coisas além do que seria para estudos e pesquisa, dar a devida importância a um bem que me rodeia e eu não valorizava da maneira que deveria”, enfatizou.

Sobre a OIAGRO Olimpíada Internacional de Agroecologia  

Em abril de 2024, os estudantes do Campus Arraial do Cabo disputaram a OIAGRO em duas equipes no desafio “Inovação pelo Oceano’’, que incentivou propostas para otimizar a cadeia produtiva marinha com sustentabilidade e inovação.

Uma equipe mista, composta pelas estudantes, Laura Lauvres, Isabel Lopes e Alice Lopes, em parceria com estudantes do Campus Pinheiral, conquistaram o primeiro lugar no desafio e o segundo lugar geral na competição. O projeto vencedor, “Ship Sense”, desenvolveu uma ferramenta para conservação marinha, integrando cientistas, pescadores, gestores ambientais e ONGs.

A outra equipe, formada exclusivamente por alunos do Campus Arraial do Cabo: Ana Gabryella da Cunha, Gabriel Fidelix, Maria Victoria Alcantara, Nikolli Cristino e Pamela Ferreira, conquistaram a segunda colocação no desafio “Inovação pelo Oceano’’.

O “EcoMaricultura Multitrófica’’, teve como proposta uma estrutura aquática sustentável para reduzir os impactos ambientais da produção marinha, equilibrando ecossistemas e aumentando a produtividade e lucratividade dos produtores.

A discente Ana Gabryella, estudante do 4º período e membro da equipe “EcoMaricultura Multitrófica’’, ressaltou os resultados positivos alcançados com o aumento da produção em espaços limitados, o equilíbrio entre as espécies e a redução dos impactos ambientais locais, e da promoção e da valorização da região’’. Ela enfatizou também a importância do trabalho em equipe, e descreveu como significativa a oportunidade de realizar esse projeto em conjunto, superando obstáculos para desenvolver uma proposta criativa e inovadora.

O professor Murilo Minello, doutor em Biotecnologia Marinha, orientou a equipe do Campus Arraial do Cabo e destacou a importância de integrar conhecimentos de ecologia, biologia e produção na concepção do projeto. Minello elogiou o desempenho dos estudantes: “Eles conseguiram inovar, que era o mais importante, utilizando ideias e pensamentos já existentes em outras áreas, na área da agricultura, pensando na ecologia, pensando na biologia dos bichos e pensando na cadeia produtiva’’.

Ele também ressaltou a importância do suporte tecnológico para implementar o projeto, destacando a necessidade de novos equipamentos para o laboratório de ciências ambientais, o que pode impulsionar novas descobertas. Minello expressou sua satisfação com a iniciativa dos alunos e sua determinação em dar continuidade ao projeto, buscando novas parcerias e mencionou a possibilidade de colaboração com a ONG Lagos em Ação, que já realiza um trabalho de ecomaricultura em Arraial do Cabo.

O diretor geral do Campus Arraial do Cabo, David Barreto de Aguiar, expressou sua satisfação com a participação dos alunos na OIAGRO e destacou o compromisso da instituição em apoiar e incentivar iniciativas inovadoras. “Pretendemos incentivar cada vez mais os projetos de inovação, buscaremos a inserção desses projetos e programas de Economia Azul, além de investimentos e incentivos para abrigar start ups e outras iniciativas de inovação no Campus Arraial do Cabo”. O diretor finalizou sua fala parabenizando aos estudantes e professores que se empenharam na participação deste evento.

Os estudantes premiados foram contemplados com Bolsa de Iniciação Científica Júnior e atualmente estão envolvidos em projetos de pesquisa voltados para a Economia Azul, sob coordenação dos professores Riezo Silva de Almeida, Doutor em Educação do Campus Niterói, David Barreto de Aguiar, doutor em Engenharia Ambiental e Omar Souza Nicolau, doutor em Antropologia, ambos do Campus Arraial do Cabo. Esses projetos buscam desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para otimizar a cadeia produtiva marinha em Arraial, Cabo Frio, Búzios, Niterói e Maricá.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS