Logo IFRJ

Campus Arraial do Cabo participa de simpósio “Resíduos Sólidos em debate”

O diretor-geral do campus Arraial do Cabo, David Barreto de Aguiar, participou, no dia 25 de novembro, do simpósio “Resíduos Sólidos em debate”, que aconteceu na PUC – RJ.

Durante a mesa, que teve como tema “A importância da Educação Ambiental para a promoção da Gestão Participativa dos Resíduos Sólidos, do Simpósio Resíduos Sólidos em debate no Município do Rio de Janeiro”, Barreto apresentou a metodologia desenvolvida para determinar os impactos dos resíduos coletados nas praias durante mutirões de limpeza voluntária, desenvolvida em suas aulas no IFRJ - Campus Arraial do Cabo.

“Chegou o momento de voltarmos às discussões dos grandes temas envolvendo a Educação Ambiental, como é o caso dos resíduos sólidos urbanos, nas vertentes formal e informal. Temos esperança que em 2023, haja uma retomada da integração das ações do SISNAMA, com políticas de fortalecimento dos órgãos ambientais e no apoio das iniciativas dos setores acadêmicos e não-governamentais”, declarou David.

O evento ocorreu entre os dias 23 e 25 de novembro e teve como atividades: minicurso de Educação Ambiental, exibição de documentário sobre resíduos, oficina de reciclagem e as atividades culturais como roda de capoeira e de samba.

Patrocinado pela Secretaria Especial de Integração Metropolitana, o objetivo deste simpósio foi apresentar sugestões e propostas de políticas públicas inclusivas, comprometidas com o gerenciamento adequado dos resíduos, com a geração de emprego e renda, com a efetivação de direitos sociais, com a melhoria da sustentabilidade urbana e com o combate à desigualdade, à pobreza e à vulnerabilidade.

Colaboração: Comunicação CAC

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS